quarta-feira, 27 de abril de 2011

Consularte - Direitos de autor

Entre muitos profissionais e amadores da Fotografia, a protecção legal dos direitos do autor e da obra fotográfica é uma preocupação de não menor importância, face à facilidade e impunidade com que, por ignorância ou propositadamente, se cometem abusos e atropelos à Lei, prejudicando claramente quem é criativo.
Dar a conhecer os direitos dos fotógrafos enquanto criadores de imagens é o objectivo do seminário “Fotografia - Protecção legal do autor, da imagem, da comunicação e da acessibilidade”, organizado pela Consularte - Assessoria para as Artes, que terá lugar na cidade do Porto entre os próximos dias 23 e 25 de Maio.
Do conceito de obra protegida e respectivos requisitos legais de protecção, passando pela problemática da titularidade dos direitos de autor, até á disponibilização das obras fotográficas através das redes sociais, é vasto o leque de temas abordados ao longo de 21 horas de formação, distribuídos pelos três dias do seminário orientado por Alexandra Fonseca.
Esta é uma excelente oportunidade para tomar consciência dos direitos que nos assistem, enquanto criadores de obras artísticas, mas também para afastar alguns “fantasmas” e ideias erróneas acerca do que é objecto de protecção pelo Direito de Autor, e do que não é.
A acção de formação decorrerá nas instalações do Centro Português de Fotografia, nos dias indicados, das 9:30 às 13 e das 14:30 às 18 horas.
As inscrições (limitadas a um máximo de 25 participantes) deverão ser efectuadas até ao próximo dia 4 de Maio, através do endereço de e-mail da Consularte (formacao@consularte.pt). Mais informações podem ser obtidas através dos telefones 222024296 ou 917578610.

Sem comentários: