quinta-feira, 26 de maio de 2011

Concurso - Prevenção de riscos no trabalho

Depois de ter recebido mais de 1600 trabalhos com a primeira edição do concurso em 2009, a Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA) lançou o seu segundo desafio de fotografia destinado a alertar para as questões da segurança e da saúde no trabalho.
Sendo esse o objectivo, o tema “segurança e saúde no local de trabalho” será então o mote para a apresentação de trabalhos fotográficos, com especial incidência na prevenção de riscos, com exemplos de como empregadores e trabalhadores podem funcionar em conjunto para evitar acidentes ou doenças no trabalho. Para o Director da EU-OSHA, Jukka Takala, com o lançamento desta segunda edição do concurso espera-se “vir a obter uma imagem fidedigna de como as questões da segurança e da saúde no trabalho são percepcionadas em toda a Europa”, porque, no seu ponto de vista, “há ainda muito a fazer no sentido de alargar a protecção contra os riscos nos locais de trabalho a todos os trabalhadores da Europa”.
As melhores fotografias serão seleccionadas por um júri internacional composto por fotógrafos profissionais e peritos no domínio da segurança e saúde no trabalho. O vencedor deste desafio irá receber um prémio de 3000 Euros; o segundo e o terceiro classificados terão direito, por sua vez, 2000 e 1000 Euros, respectivamente. Este ano o concurso apresenta uma novidade; os jovens até aos 21 anos poderão também concorrer ao Prémio para a Juventude, que terá um valor de 1000 Euros.
O concurso está ‘aberto’ aos cidadãos dos 27 países da União Europeia, dos quatro países da EFTA (Islândia, Lichtenstein, Noruega e Suíça) e de seis países candidatos e potenciais candidatos (Croácia, Turquia, Sérvia, Montenegro, antiga República jugoslava da Macedónia e Albânia).
Se quiser concorrer, quer seja amador ou profissional, apresente os seus trabalhos no site www.osha-photocompetition.eu, até dia 31 de Agosto. Os vencedores serão seleccionados em Setembro e anunciados na sessão de encerramento da Campanha “Locais de Trabalho Seguros e Saudáveis”, que se realizará em Novembro, em Bilbau.
Deixamos-lhe aqui um vídeo com algumas imagens do concurso do ano passado, que poderão vir a inspirá-lo(a)!




Sem comentários: