sexta-feira, 15 de julho de 2011

Cais/Samsung - Exposição de duas faces

A associação da Fotografia com outras formas de expressão artística foi a forma escolhida para a apresentação da exposição “2 Faces”, que está a decorrer no átrio do cinema S. Jorge, em Lisboa, até ao próximo dia 31 de Julho. A mostra está inserida na programação das festas da cidade e resulta de uma iniciativa em que a revista Cais é a parceira principal, e à qual a Samsung se associou, como o SIM, o movimento criado pela marca coreana, que pretende envolver a sociedade civil e levar os cidadão a aderirem às Ideias, à Inovação, ao Talento, à Atitude, ao Optimismo, ao Engenho.
Imagem: Luis Mileu / Antonia Santolaya. "Manuel".
A exposição revela as histórias de 10 pessoas que tiveram um passado problemático e que “recuperaram a face”. A expressão das duas faces (antes e depois), de cada uma delas é feita a partir de três formas primordiais de retrato: a fotografia, o desenho e a entrevista. As fotografias e as entrevistas foram recolhidas no presente e entregues a 10 ilustradores profissionais que, através do desenho fazem uma viagem ao passado da pessoa, completando a sua dicotomia de vida.
O resultado final é uma montagem simples onde, do lado direito, o presente está patente numa fotografia crua e directa e, do lado esquerdo, o passado surge sob a forma de uma ilustração metafórica e simbólica dos perigos que espreitaram e espreitam as vivências de cada um.
As fotografias são da autoria de Luís Mileu, co-autor do projecto com Ricardo Henriques, numa parceria com a revista Cais. As ilustrações estiveram a cargo dos ilustradores portugueses Afonso Cruz, José Carlos Mendes, Nuno Saraiva, Pedro Carmo, Pedro Gonçalves, Pedro Zamith e Rui Morais, dos espanhóis Antonia Santolaya e Enrique Flores, e do pintor Ricardo Paula.
A exposição é completada com o site interactivo que fornece mais pormenores sobre cada artista e sobre as vidas de Luís, Josinda, Mário, Anabela, Amílcar, Ilda, José, António, Manuel e Maria.
O FotoSubjectiva esteve presente na inauguração desta exposição tão fora do comum, e deixa-lhe aqui algumas imagens.

Sem comentários: