segunda-feira, 18 de julho de 2011

Pentax - Óticas para Q

Com a chegada de mais um sistema fotográfico ao mercado - baseado na novíssima Pentax Q (ver também Pentax - Pentax quê?)  - era inevitável a apresentação de novas objetivas no panorama da oferta da marca nipónica. Assim, a Pentax Q arrancará com 5 óticas distintas, com distâncias focais compreendidas entre os 17.5 e os 100 mm (equiv.), repartidas por duas séries: High Performance e Unique. Ambas as séries possuirão o novo encaixe Q, da Pentax, e foram pensadas com duas preocupações fundamentais; serem leves e pequenas. Para isso, os técnicos da marca otimizaram o respetivo círculo de imagem para cobrir o minúsculo sensor de 1/2.3” da Pentax Q, criando uma câmara digital de objetiva intermutável, verdadeiramente de bolso.
A série High Performance terá na qualidade de imagem o seu principal estandarte, e incluirá uma ótica de distância focal fixa, equivalente a 47 mm e abertura máxima de f:1.9, a Pentax-01 Standard Prime, bem como uma objetiva zoom equivalente a 27.5-83 mm, com abertura máxima de f:2.8-4.5, a Pentax-02 Standard Zoom. Com um total de 4 elementos especiais, entre lentes asféricas de baixa refração e lentes de dispersão ultrabaixa, permitirá focar a uma distância mínima de 30 centímetros, óptima para fotografia de aproximação. Ambas as objetivas possuirão obturador incorporado, o que irá facilitar o sincronismo com flash até à velocidade de obturação máxima permitida pela câmara: 1/2000” (apenas com a unidade integrada).
Com a série Unique, por seu turno, a Pentax procura oferecer bons compromissos entre preço, qualidade e facilidade de trabalho. Contrariamente à série anterior, não possuem obturador incorporado, a focagem é manual e a abertura do diafragma, fixa, inviabilizando a escolha da profundidade de campo desejada, por exemplo.
Nesta série, incluem-se a Pentax-03 Fish Eye, com abertura de f:5.6, distância focal equivalente a 17.5 mm e um ângulo de campo visual de 160º. Perspectiva exagerada - por via das curtas distâncias de tomada de vista - distorção das formas dos objectos e nitidez em toda a imagem serão resultados garantidos.
O aspecto do futuro sistema Pentax Q, nas lojas a partir de
Setembro, próximo.
A Pentax-04 Toy Lens Wide e a Pentax-05 Toy Lens Telephoto, as outras objetivas da série, serão, literalmente, objectivas de brincar que tiram partido das aberrações óticas para produzir imagens de grande suavidade e baixo contraste. A primeira equivale a 35 mm f:7.1, produzindo o efeito de uma grande-angular; a segunda é menos luminosa (f:8) e equivale a uma teleobjetiva moderada de 100 mm.
 À semelhança da câmara, está previsto o início da comercialização das objetivas para a primeira semana de Setembro.

Sem comentários: