sábado, 29 de outubro de 2011

Exposição - Alentejo em Lisboa

Foto: Luis Barra
A Fábrica de Braço da Prata, em Lisboa, recebe, a partir de 2 de Novembro, a exposição “Lugares Alentejanos na Literatura Portuguesa”, promovida pela associação cultural sem fins lucrativos Estação Imagem e a Câmara de Mora.
A exposição é o resultado “do entrecruzar da palavra e do olhar sobre o passado e o presente do Alentejo, que aliam o imaginar de leituras originadas na escrita e o ler de uma crónica originada na imagem”, lê-se em comunicado.
Os autores da exposição – Luísa Ferreira, Bruno Portela, Leonel de Castro, José Manuel Ribeiro, Bruno Rascão, Céu Guarda, Fernando Veludo, Pedro Letria, Luís Barra, António Carrapato, Luís Vasconcelos e Luís Ramos – procuraram “o lugar do Alentejo na obra de escritores e poetas portugueses que lhe pertencem por nascença ou adopção e em cuja prosa ou verso reside, ao longo de pouco mais de século e meio, a «viva, obsidiante memória» dos seus lugares e gentes”.
Sediada em Mora, a Estação Imagem visa estudar e promover a imagem, em especial a fotografia documental. Elegeu o Alentejo “como campo de acção”, pretendendo assim “dar um contributo activo à luta contra a desertificação e o isolamento da região”.
A exposição estará patente até 27 de Novembro.

Foto: Leonel de Castro

Sem comentários: