sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Concurso – Vencedores da Prevenção de riscos no trabalho

Foto: Krzysztof Maksymowicz, "Dressmaker"
A Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA) anunciou os vencedores do concurso fotográfico europeu sobre segurança e saúde no trabalho, que anunciámos aqui em Maio passado.
Após ter recebido e analisado as mais de 2500 candidaturas, provenientes de 36 países europeus, Krzysztof Maksymowicz, da Polónia, foi nomeado o vencedor do primeiro prémio, com a fotografia “Dressmaker”.
A fotografia vencedora foi seleccionada por um júri internacional de fotógrafos profissionais e também peritos em saúde e segurança, que consideraram o grande plano das mãos de uma costureira a trabalhar, de uma “simplicidade despojada, que capta a prevenção dos riscos na sua forma mais básica", explica em comunicado a EU-OSHA.
“Quando fiz esta fotografia, procurei captar uma imagem universal em termos de segurança profissional, algo que se pudesse aplicar a todas as pessoas. Assim, tive a ideia de fotografar uma mulher a costurar com uma agulha e um dedal – instrumentos que, pouco a pouco, começam a ser esquecidos”, afirmou o vencedor do primeiro prémio, no valor monetário de 3000 euros.
Os segundo e o terceiro prémios, de 2000 e 1000 euros, foram atribuídos, respectivamente, a Isa Kurtt, da Turquia, pela fotografia intitulada "Grow up", e a Saša Kosanović, da Croácia, pela obra "Gold panner". Pela primeira vez, foi atribuído um Prémio para a Juventude, de 1000 euros, ao melhor participante com idade inferior a 21 anos; este ano foi para Paweł Ruda, da Polónia, pela sua imaginativa e provocadora "Cold sandwich".
Para ficar a conhecer as fotos vencedoras, visite http://www.osha-photocompetition.eu/ ou www.facebook.com/euoshaphotocompetition.

Sem comentários: