segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Konica Auto-Reflex - Prioridade à velocidade

Nos dias que correm, é absolutamente normal que as máquinas fotográficas disponham de sofisticados sistemas de controlo automático de exposição, de modo a permitir que o utilizador se concentre na tarefa de escolher a melhor composição e o momento certo de carregar no botão do disparador. Não é tarefa fácil encontrar uma câmara, equipada com fotómetro integrado, que apenas apresente o modo manual como a única forma de controlar a quantidade de luz que chega ao material sensível.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Voigtländer Bessa - Ontem e hoje

Episodicamente e em diferentes períodos da sua existência, algumas empresas retomam designações de modelos de sucesso, seja para se relançarem no mercado em que estão inseridas, seja para cativarem clientes mais ou menos saudosistas. À semelhança do que se passa no ramo automóvel, também na indústria fotográfica isso acontece e a Voigtländer constitui um bom exemplo. Não que se trate de recriar modelos de antigamente; mas da simples utilização do nome Bessa em câmaras que, em comum com as originais, pouco mais têm do que uma ou outra característica óptica ou mecânica, e uma certa aura de exclusividade que lhe advém do nome.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Sinar Norma - Um sistema modular versátil

Voltamos à Suíça para, uma vez mais, dar conta da excelência e do pioneirismo dos equipamentos fotográficos produzidos naquele país. Desta vez, a nossa viagem no tempo leva-nos a Schaffhausen, uma pequena cidade no norte da confederação helvética, junto à fronteira com a Alemanha, para conhecer o modo como uma família de fotógrafos esteve na origem de uma das mais prestigiadas marcas de câmaras fotográficas.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Pentax K1000 - Um caso de popularidade

Introduzida no mercado em 1976, ano em que a japonesa Asahi Optical completava os 5 milhões de câmaras reflex produzidas, a K1000, da Pentax, é um caso ímpar no que diz respeito a longevidade de um modelo, ao manter-se em produção até 1997, quando as sofisticadas câmaras de focagem automática já tinham praticamente tomado conta do mercado das reflex de pequeno formato.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Speed Graphic - O ídolo americano

Três visores, outros tantos modos de focagem, dois obturadores, movimentos de descentramento e basculamento, corpo colapsável; estes são apenas alguns dos atributos da Speed Graphic de formato 4 x 5”, a câmara que quase todos os fotógrafos de imprensa, americanos, utilizavam entre os anos 30 e o início dos anos 60 do século passado. A história das Graphic tinha já começado em 1917, e estender-se-ia até 1973. Uma história de sucesso!

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Canon - Teleconversor integrado

Estávamos praticamente no início da CP+, no Japão quando a Canon anunciou o desenvolvimento de uma nova objectiva zoom com teleconversor integrado, destinado a fotógrafos de desporto e vida selvagem. A Canon EF 200-400 mm f:4L IS USM Extender 1.4x será mais um produto da série L, da Canon, facilmente identificável pelo filete vermelho e pela cor branca, característica.

Canon F-1 - O peso pesado

Alcunhada pela imprensa e por fotógrafos da época como “o tanque”, pela sua robustez, a F-1 corresponde ao resultado das solicitações que a Canon vinha recebendo desde 1964, no sentido de produzir um modelo topo-de-gama, adaptado às exigências dos profissionais.
A essas pressões não seria, por certo, alheio o facto de a rival Nippon Kogaku Optical ter previamente lançado no mercado, em 1959, a bem sucedida Nikon F e se preparar para oferecer uma nova proposta destinada ao segmento profissional, a F2.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Kodak Disc - A fotografia em disco

Os termos “fotografia” e “disco” estão hoje mais ligados do que nunca, fruto da revolução operada no meio fotográfico pela chegada e massificação da tecnologia digital. Mas essa associação entre palavras não é apanágio dos dias que correm; nem sequer dos idos - mas não muito longínquos - anos 80 do século passado, altura em que a Kodak lançou e (pouco) comercializou a sua linha Disc, de câmaras fotográficas. Cerca de cem anos antes, isto é, quando a fotografia era uma jovem de pouco mais de 50 anos, já se utilizavam equipamentos de tomada de vista com material sensível em disco.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Galeria Pente 10 - Exposição de Luísa Ferreira

A Galeria Pente 10 - Fotografia Contemporânea acaba de inaugurar a exposição intitulada “nós”, da autoria de Luísa Ferreira. A exposição consiste em 33 fotografias a cores, realizadas entre 2006 e 2009 e um filme, “coluna vertebral”, sobre um vale encantado. Em “nós”, Luísa Ferreira leva-nos numa viagem pela intervenção que o Homem faz na paisagem, deixando marcas por onde passa, sejam elas “passageiras, agressivas, ternas, enquadradas ou disléxicas”, afirma. A Natureza, por seu turno, “tudo acolhe, respondendo com um reflexo na composição das imagens”, diz ainda a autora. O Homem deseja tudo abarcar com o seu olhar: paisagens, acções e o próprio olhar. Mas o Homem tudo esquece, não fossem essas próprias imagens”.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Amnistia Internacional - Contra a discriminação

A Amnistia Internacional está a promover um concurso de fotografia, no âmbito da sua campanha “Não à Discriminação na Europa”, visando promover uma sociedade desprovida de preconceitos. Longe de apelar à simples documentação de situações de discriminação, a Organização do concurso exorta os participantes a apresentar imagens que contenham mensagens positivas, salientando “o valor de uma sociedade sem discriminação”.

SanDisk - Memória ultra veloz

Depois da apresentação do seu novo cartão CF topo de gama, a SanDisk deu a conhecer o seu congénere na gama de cartões SD, o SanDisk Extreme Pro SHDC UHS-I, que conta com a tecnologia de velocidade ultra-alta da nova especificação SD 3.0. Tal como o seu “primo afastado”, este é um cartão de memória de alto desempenho - com velocidades de gravação até 45 MB/s - que procura responder às exigências das novas câmaras reflex digitais.

World Press Photo - As vencedoras de 2010

Foto: Jodi Bieber
As melhores fotos de imprensa de 2010 acabam de ser anunciadas pela World Press Photo (WPP). E, mais uma vez, o Afeganistão está em foco - para a nossa mentalidade ocidental - pelas piores razões.
O júri do concurso deste ano, presidido por David Burnett, conferiu a uma imagem da fotógrafa sul-africana Jodi Bieber, publicada na revista “Time”, o título de “Fotografia do ano de 2010”. A imagem é um retrato de Bibi Aisha uma mulher afegã de 18 anos, da província de Oruzgan, mutilada no nariz e orelhas, depois de ter fugido de casa, farta dos alegados maus tratos que lhe eram infligidos pelo marido, um combatente talibã.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Space Feng Shui - Exposição de Pedro Emanuel Santos

Acaba de ser de ser inaugurada no Space Feng Shui, em Braga, a exposição “A city called London”, da autoria de Pedro Emanuel Santos, onde este nos dá uma visão de cidade de Londres que procura desprender-se das “imagens cliché que encontramos sempre que fazemos uma busca na internet”. O desafio deste trabalho - refere-nos o autor - consistiu em fotografar lugares e ícones da capital inglesa, conhecidos da generalidade do público, mas dando às imagens o seu próprio estilo.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Alpa Reflex - Uma híbrida de sonho

Pouco se fala da Suíça, enquanto país produtor de câmaras fotográficas de alta qualidade. Tal poderá ficar a dever-se à discrição que é apanágio da mentalidade helvética, mas nem por isso os produtos fotográficos produzidos naquele país ficam abaixo dos padrões a que nos habituaram os seus relógios, canivetes ou chocolates; muito pelo contrário! Considerando sobretudo o mercado nacional - mas não só -, as referências a fabricantes suíços de aparelhos fotográficos resumem-se a um ou dois nomes ligados a equipamentos de grande formato.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Minolta 7000 - O pontapé de saída

Já têm sido aqui apresentadas câmaras que, pelas suas características técnicas particulares, pelas histórias que lhes estão associadas, pelo seu sucesso comercial, pela sua idade, modelo ou carácter inovador, atingiram níveis de notoriedade dignos de realce. A Minolta 7000 também não foge à regra e, se bem que se trate de um modelo relativamente recente, merece bem o epíteto de câmara histórica, pelo marco que representou na evolução dos aparelhos fotográficos de 35 mm.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Epson - Profissional em formato compacto

Se está a pensar iniciar-se na impressão das suas fotografias em grande formato, saiba que a Epson irá comercializar, a partir de finais de Março, a nova Stylus Photo R3000 que parte de uma base com provas dadas, a Stylus Photo R2880, e lhe junta novas funcionalidades como a comunicação sem fios WiFi, um monitor de 2.5” e a alternância automática do tinteiro preto, em função do tipo de papel empregue. A Epson corrige, assim, uma das principais “pechas” apontadas à Stylus Photo R2880, que obrigava a uma demorada operação de troca manual do tinteiro negro fotográfico pelo negro mate, e vice-versa.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Ansco ShurShot - Simplicidade divertida

Na fotografia, é geralmente reconhecido que uma caixa estanque à luz, uma lente para formar a imagem, um visor para enquadrar, um mecanismo que permita dosear a entrada de raios luminosos e uma estrutura de suporte para o material sensível são ingredientes suficientes para a construção de uma máquina fotográfica. Esta filosofia minimalista terá estado, porventura, na base do fabrico, entre os anos 30 e 50 do século XX, de uma série de equipamentos de aspecto “caixotesco”, destinados ao grande público, e de que a Ansco ShurShot é um exemplo. De concepção desconcertantemente simples, representa uma geração de câmaras de muito baixo custo e grande facilidade de utilização, preocupação sempre presente, de resto, ao longo da história da indústria fotográfica.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Ricoh - Novo módulo recebe encaixe M

Olhando para a imagem que ilustra este artigo, o leitor poderá perguntar-se acerca de onde terá já visto esta câmara. Mas a resposta é simples. Em lado nenhum; uma vez que ela ainda não existe. Esta é, na realidade, uma tentativa nossa de antecipação do aspecto que a Ricoh GXR poderá ter, a partir do próximo Outono, quando a marca lançar o seu novo módulo, dotado de encaixe compatível com as objectivas Leica M. Isto, caso o desenvolvimento do GXR Lens Mount Unit - actual nome de desenvolvimento - não sofra atrasos.
Para já, a marca nipónica planeia apresentar, no decorrer da próxima semana, um modelo do novo módulo, à escala real, na CP+, no Japão. Embora as especificações técnicas ainda possam vir a sofrer alterações, o sensor de imagem deverá ser um CMOS de formato APS-C, com cerca de 12.9 Mp (píxeis totais). A Ricoh irá utilizar, também, um novo obturador de plano focal, não tendo revelado se irá manter, ou não, o processador de imagem GR Engine III.
O GXR Lens Mount Unit vem juntar-se, assim, aos quatro módulos já existentes: os A12 28 mm f:2.5 e A12 50 mm f:2.5 Macro, com sensores APS-C, de 12.3 Mp, efectivos; o S10 24-72 mm f:2.5-4.5 VC, de formato 1/1.7” e 10 Mp; e o P10 28-300 mm f:3.5-5.6 VC, com idêntico número de píxeis efectivos e formato 1/2.3”.
Com este novo módulo, a Ricoh entra verdadeiramente na corrida dos emergentes sistemas ‘micro’, permitindo a utilização de objectivas intermutáveis com a sua GXR, o que não acontecia até aqui.

Rollei 35 - Qualidade com encanto

Por ocasião da comemoração dos seus 50 anos de existência, em 1970, a Rollei lançou uma edição limitada, de 1500 unidades, da sua emblemática câmara de pequeno formato, a Rollei 35. Tratava-se de uma versão da câmara original, revestida a ouro - à excepção do corpo da objectiva -, equipada com a característica Carl Zeiss Tessar, de 40 mm. Este acontecimento repetir-se-ia 25 anos mais tarde.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

SanDisk - Mais e mais depressa

Este bem pode ser o lema para caracterizar o novo cartão CompactFlash Extreme Pro que a SanDisk acaba de anunciar. Para esta nova criação, a marca especifica uma capacidade de armazenamento de 128 GB, reclamando, ao mesmo tempo, o estatuto de ‘cartão de memória mais rápido do mundo’, com uma velocidade de escrita que poderá atingir os 100 MB/s.
O cartão possui um controlador Power Core e uma interface UDMA-7 que possibilita gravações de alta velocidade, visando o desempenho exigido pelas máquinas DSLR de alto rendimento, nomeadamente a gravação de vídeo Full HD à resolução de 1920 x 1080 píxeis.
O novo SanDisk Extreme Pro CompactFlash 128 GB apenas estará disponível a partir do início do segundo trimestre de 2011. Dessa forma, ainda teremos algum tempo para ir poupando dinheiro com vista à sua aquisição. É que este novo topo-de-gama da SanDisk irá sair com um preço de referência proporcional ao desempenho anunciado: 1990 Euros.

Estação Imagem | Mora - Prémio de Fotojornalismo 2011

Encontra-se a decorrer, até ao próximo dia 15 de Março, o prazo de inscrições para candidatura ao Prémio de Fotojornalismo 2011 Estação Imagem | Mora, a segunda edição do único prémio dedicado exclusivamente ao tema, em Portugal. São admitidos a concurso os fotojornalistas de nacionalidade portuguesa - incluindo os residentes no estrangeiro -, fotojornalistas estrangeiros residentes em Portugal, os fotojornalistas dos PALOP e os fotojornalistas estrangeiros residentes nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Hasselblad EDC - A pioneira da Lua

Se, em relação a quem terá sido o primeiro fotógrafo à superfície da Terra, ainda subsistem dúvidas ou polémicas, o mesmo se não poderá dizer quanto ao pioneiro da actividade fotográfica em solo lunar. Chamava-se Neil Armstrong e comandava na altura, a missão Apollo 11 que tocou a superfície da Lua em 20 de Julho de 1969.