quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Exposição - Camilla Watson no Palácio de Monserrate


O Palácio de Monserrate, em Sintra, acolhe a exposição de fotografia “Camilla Watson – Mistérios de Monserrate”, que integra imagens captadas pela fotógrafa no Parque de Monserrate nos últimos oito meses. Camilla explica que “não tinha uma lista do que queria fotografar, fui com a mente aberta e fotografei só as coisas que me chamavam: a água, cascatas, pedras, peixes, as raízes das árvores; voltei no inverno e atraíram-me as sombras longas e as árvores sem folhas - luminosas no sol baixo de inverno”.
A exposição é marcada pela mudança do género de fotografia captada até agora por esta britânica, radicada em Portugal há cinco anos e com vinte de carreira. Especialista em retratos e pessoas, a fotógrafa decidiu aventurar-se no mundo das paisagens, captando com as suas objetivas os jardins de Monserrate.

A autora, na apresentação
da sua exposição.
As imagens captadas foram impressas a preto e branco em papel de algodão, através da aplicação a pincel de emulsão líquida de prata, que começa por liquidificar em banho-maria, aplicando-a, de seguida e em câmara escura, sobre a superfície escolhida: mosaico, madeira, parede, ou simplesmente papel. Após a secagem, e recorrendo a um ampliador ou um projetor de slides (para superfícies maiores), a superfície é exposta a um negativo preto e branco. O processo de câmara escura móvel – câmara que a própria fotógrafa desenhou – completa-se com os habituais revelador, banho de paragem e fixador.
Para além das impressões em papel de algodão, também fazem parte da exposição um biombo e uma mesa, com a impressão feita diretamente na madeira marítima.
A exposição está patente até 25 de Março e é promovida pela Parques de Sintra – Monte Lua, empresa responsável pela gestão das principais propriedades públicas da zona de Sintra.

As obras foram impressas com recurso a emulsão líquida, espalhada sobre papel de
algodão e o tampo de uma mesa.

Sem comentários: