"O meu Natal"






O júri já apreciou os trabalhos enviados para o passatempo ‘O meu Natal’, o primeiro a ser organizado pelo FotoSubjectiva, tendo deliberado a atribuição dos três prémios em jogo, mais uma menção honrosa. A metade norte do País arrecadou todos os galardões atribuídos, com Vila do Conde a levar a “parte de leão”, ou seja, os dois primeiros prémios.
Aí residem José Pedro Martins e Francisco Silva, respectivamente, primeiro e segundo classificados, e que irão receber as duas câmaras fotográficas em jogo, Fujifilm FinePix HS10 e Casio Exilim EX-H20G, acompanhadas de vouchers de desconto em viagens Papa-Léguas.
De Coimbra, chegou-nos o trabalho classificado em terceiro lugar, da autoria de Cláudia Morais, que irá receber um pacote duplo de software, constituído pelos aplicativos Adobe Photoshop Elements e Premiere Elements 9, além de um voucher Papa-Léguas.
Idêntico voucher irá também para Pedro Santos, acompanhado de um exemplar do livro ‘Fotografia - Luz, Exposição, Composição, Equipamento’, da autoria de Joel Santos,  autografado pelo próprio, correspondente à única menção honrosa que o júri deliberou atribuir.
Deixamos-lhe aqui o vídeo com as imagens dos premiados; recomendamos que escolha uma das resoluções mais altas (720p ou 1080p) para maior qualidade de visualização.











Regulamento

Tema: “O meu Natal” (as fotos da Passagem de Ano também são muito bem-vindas)

Data-limite para envio: 9 de Janeiro de 2011

Apresentação: Cada participante deverá enviar um conjunto de 3 a 5 fotos, em formato JPEG, com um máximo de 1000 píxeis no lado maior, sem assinaturas ou marcas-de-água.

Forma de envio: As fotos dever ser enviadas por e-mail, para o endereço fotosubjectiva@sapo.pt, acompanhadas dos seguintes elementos:
  • Nome do autor
  • Morada
  • Localidade
  • Código Postal
  • Telefone
  • E-mail

Júri: O júri do passatempo será constituído por Joel Santos, fotógrafo profissional, formador e ex-director da revista “O Mundo da Fotografia Digital”; José L. Diniz, editor do Fotosubjectiva, e um representante da editora Centro Atlântico. Da deliberação do júri não cabe recurso.

Prémios: 

1º Prémio: Uma câmara Fujifilm FinePix HS10* + voucher para viagens Papa-Léguas**.

2º Prémio: Uma câmara fotográfica Casio Exilim EX-H20G* + voucher para viagens Papa-Léguas**.


3º Prémio: Um pacote de software Adobe PhotoShop Elements & Premiere Elements 9*** + voucher para viagens Papa-Léguas**.


Serão ainda atribuídas 3 menções honrosas, constituídas por  um livro "Fotografia - Luz, Exposição, Composição e Equipamento", da autoria de Joel Santos, autografado pelo autor + voucher para viagens Papa-Léguas**.


O júri reserva-se o direito de não atribuir qualquer dos prémios se a falta de qualidade dos trabalhos assim o justificar.


Publicação: Os trabalhos galardoados com prémios e menções honrosas serão publicados no FotoSubjectiva na segunda quinzena de Janeiro.


Ao enviar as suas fotos para o passatempo “O MEU NATAL”, o participante:
  • garante que possui todos os direitos sobre as mesmas, incluindo os relativos à imagem das pessoas e objectos fotografados.
  • autoriza o Fotosubjectiva a publicar as mesmas, livres de encargos, no âmbito da divulgação do passatempo, com referência ao nome do autor.

* A cor poderá não coincidir com a publicada no anúncio do passatempo.
** No valor de 50€, pessoal e intransmissível, a descontar em viagens de valor igual ou superior a 1000€, pagas por transferência bancária, cheque ou numerário; não acumulável com viagens em promoção.
*** Para ajudar no processamento das suas fotos, a Adobe proporciona-lhe a si, e a todos os potenciais participantes neste passatempo, a versão trial - válida por 30 dias -, do Adobe Photoshop Elements 9.




Apoios e Patrocínios







Como dimensionar as minhas fotos, para as enviar para o passatempo?

Caso não esteja familiarizado com o modo de alterar o tamanho das fotografias saídas da sua câmara fotográfica, deixamos-lhe aqui algumas sugestões de procedimento, de modo a garantir, ao mesmo tempo, a preservação da qualidade das mesmas.
Fomos buscar dois exemplos: um com um aplicativo de compra, e outro, com um aplicativo de utilização grátis. Os procedimentos não diferem muito dos que são seguidos noutros aplicativos de edição de imagem.

No Adobe Photoshop:

Abra a fotografia e aceda ao menu ‘Imagem’ (Image).
Escolha a opção ‘Tamanho de Imagem’ (Image Size).
Abre-se uma janela, em cuja parte superior são mostradas as dimensões da imagem, em píxeis: ‘Largura’ (Width) e ‘Altura’ (Height).
Substitua o maior desses valores por 1000 e carregue em ‘Ok’.
De seguida, mande gravar a imagem com um nome diferente; a partir do menu ‘Ficheiro’ (File), escolher a opção ‘Guardar Como’ (Save As) .
Na janela de opções de gravação, inserir o número 12, na opção ‘Qualidade’ (Quality),

No GIMP:

Abra a fotografia e aceda ao menu ‘Image’.
Escolha a opção ‘Scale Image’.
Abre-se uma janela, em cuja parte superior são mostradas as dimensões da imagem, em píxeis: ‘Width’ e ‘Height’.
Substitua o maior desses valores por 1000 e carregue em ‘Scale’.
De seguida, mande gravar a imagem com um nome diferente; a partir do menu ‘File’, escolher a opção ‘Save As’ .
Na janela de opções de gravação, escolha um valor igual ou superior a 95, no campo ‘Quality’.