"Na Hora H"

Tal como havíamos anunciado para estes primeiros dias do mês de Julho, eis que chegou a hora de ficar a conhecer os premiados do segundo passatempo promovido pelo FotoSubjectiva. O júri apreciou os trabalhos enviados e, mais uma vez, a região norte do País arrecadou os prémios principais; ainda por cima com um repetente! Mas vamos aos nomes dos felizes contemplados!
Da freguesia de Moreira, no concelho da Maia, chegou-nos a fotografia vencedora do primeiro prémio, da autoria de Maurício Soares - um estudo de fotografia de alta velocidade que recorreu ao rebentamento de três balões cheios com água corada de verde, vermelho e azul, por acção de uma seta de grandes dimensões. O seu autor chamou-lhes, muito a propósito, "Balões RGB".


1º Prémio - Maurício Soares. Moreira-Maia. "Balões RGB".

De Vila do Conde, chegou-nos uma impressionante fotografia de uma ginasta em plena actuação na trave olímpica, captada na hora H pelo nosso leitor José Pedro Martins, que é repetente nestas andanças, depois de ter vencido o primeiro passatempo ("O meu Natal") promovido pelo FotoSubjectiva.



2º Prémio - José Pedro Martins. Vila do Conde.

O terceiro prémio vai para Lisboa, para o nosso leitor Seth Solo, fotógrafo profissional e realizador de cinema, que nos enviou um expressivo trabalho a preto e branco, do divertimento de três crianças enquanto se banham no mar.



3º Prémio - Seth Solo. Lisboa.

Para além dos três prémios em disputa, foram ainda atribuídas três menções honrosas aos seguintes leitores:
Bruno de Carvalho, de Pinhal Novo
Helena Figueiredo, de Águas Santas (Maia)
Luis Sarmento, de Sassoeiros (Carcavelos)
cujas imagens também publicamos aqui.



Menção Honrosa - Bruno de Carvalho. Pinhal Novo.

Menção honrosa - Helena Figueiredo. Águas
Santas
Menção honrosa - Luis Sarmento. Sassoeiros.

A todos os participantes - e foram muitos - no passatempo, o FotoSubjectiva quer deixar aqui o seu agradecimento. Teremos muito prazer em voltar a tê-los connosco. Entretanto, divulguem o passatempo e este vosso blogue, e... BOAS FOTOS!


Regulamento

O passatempo está aberto a todos os interessados, residentes em Portugal.
Pretendemos que nos mostre a sua habilidade para captar o momento-chave de cada acontecimento, registando o pico da acção.
O momento em que um jogador de futebol cabeceia a bola, um morango atinge uma taça de natas, um golfinho entra na água após um salto, ou um especialista em artes marciais parte uma tábua com um golpe de pé, são apenas algumas ideias para o inspirar e partir à procura de situações que lhe podem valer prémios. Entre estes, há um controlador para fotografia de alta velocidade Amberpixel Ax3, recentemente desenvolvido e introduzido no mercado por aquela empresa portuguesa.


Data-limite para envio: 19 de Junho de 2011


Apresentação: Cada participante poderá enviar até 3 fotos, em formato JPEG, com um máximo de 1000 píxeis no lado maior, sem assinaturas, molduras ou marcas-de-água.


Forma de envio: As fotos devem ser enviadas por e-mail, para o endereço fotosubjectiva@sapo.pt, acompanhadas dos seguintes elementos:
  • Nome do autor
  • Morada
  • Localidade
  • Código Postal
  • Telefone
  • E-mail


Júri: O júri do passatempo será constituído por Luís Miguel Rocha, fotógrafo profissional, formador e coordenador do Movimento de Expressão Fotográfica, José L. Diniz, editor do FotoSubjectiva, e João Raposo, da empresa Amberpixel. Da deliberação do júri não cabe recurso.


Prémios: 



1º Prémio: Um controlador para fotografia de alta velocidade Amberpixel Ax3* + voucher para viagens Papa-Léguas**.



2º Prémio: Uma moldura digital Sony DPF-X800* + voucher para viagens Papa-Léguas**.



3º Prémio: Um disco rígido portátil Samsung S2 Portable, de 320 GB* + voucher para viagens Papa-Léguas**.



Serão ainda atribuídas 3 menções honrosas, constituídas por  um livro "Fotografia - Luz, Exposição, Composição e Equipamento", da autoria de Joel Santos, autografado pelo autor + voucher para viagens Papa-Léguas**.


O júri reserva-se o direito de não atribuir qualquer dos prémios se a falta de qualidade dos trabalhos assim o justificar.


Publicação: Os trabalhos galardoados com prémios e menções honrosas serão publicados no FotoSubjectiva no princípio de Julho.


Ao enviar as suas fotos para o passatempo “Na Hora H”, o participante:
  • garante que possui todos os direitos sobre as mesmas, incluindo os relativos à imagem das pessoas e objectos fotografados.
  • autoriza o FotoSubjectiva a publicar as mesmas, livres de encargos, no âmbito da divulgação do passatempo, com referência ao nome do autor.


* A cor poderá não coincidir com a publicada no anúncio do passatempo.
** No valor de 50€, pessoal e intransmissível, a descontar em viagens de valor igual ou superior a 1000€, pagas por transferência bancária, cheque ou numerário; não acumulável com viagens em promoção.

Apoios e Patrocínios

         



Como dimensionar as minhas fotos, para as enviar para o passatempo?

Caso não esteja familiarizado com o modo de alterar o tamanho das fotografias saídas da sua câmara fotográfica, deixamos-lhe aqui algumas sugestões de procedimento, de modo a garantir, ao mesmo tempo, a preservação da qualidade das mesmas.
Fomos buscar dois exemplos: um com um aplicativo de compra, e outro, com um aplicativo de utilização grátis. Os procedimentos não diferem muito dos que são seguidos noutros aplicativos de edição de imagem.

No Adobe Photoshop:

Abra a fotografia e aceda ao menu ‘Imagem’ (Image).
Escolha a opção ‘Tamanho de Imagem’ (Image Size).
Abre-se uma janela, em cuja parte superior são mostradas as dimensões da imagem, em píxeis: ‘Largura’ (Width) e ‘Altura’ (Height).
Substitua o maior desses valores por 1000 e carregue em ‘Ok’.
De seguida, mande gravar a imagem com um nome diferente; a partir do menu ‘Ficheiro’ (File), escolher a opção ‘Guardar Como’ (Save As) .
Na janela de opções de gravação, inserir o número 12, na opção ‘Qualidade’ (Quality),

No GIMP:

Abra a fotografia e aceda ao menu ‘Image’.
Escolha a opção ‘Scale Image’.
Abre-se uma janela, em cuja parte superior são mostradas as dimensões da imagem, em píxeis: ‘Width’ e ‘Height’.
Substitua o maior desses valores por 1000 e carregue em ‘Scale’.
De seguida, mande gravar a imagem com um nome diferente; a partir do menu ‘File’, escolher a opção ‘Save As’ .
Na janela de opções de gravação, escolha um valor igual ou superior a 95, no campo ‘Quality’.


No Picasa:


Na janela da Fototeca do Picasa, seleccionar o ícone "Exportar", que aparece na barra de ferramentas, na parte inferior do ecrã.
Na janela "Exportar para a pasta", que se abre na sequência do passo anterior, escolher "Redimensionar para:", da opção "Tamanho da imagem:". Introduza o valor de 1000 píxeis - o Picasa assume que este valor se refere ao lado maior da foto.
Em "Qualidade de imagem:", escolha a opção "Máxima" e clique, de seguida, em "Exportar".