quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Estação Imagem | Mora - Prémio de Fotojornalismo 2011

Encontra-se a decorrer, até ao próximo dia 15 de Março, o prazo de inscrições para candidatura ao Prémio de Fotojornalismo 2011 Estação Imagem | Mora, a segunda edição do único prémio dedicado exclusivamente ao tema, em Portugal. São admitidos a concurso os fotojornalistas de nacionalidade portuguesa - incluindo os residentes no estrangeiro -, fotojornalistas estrangeiros residentes em Portugal, os fotojornalistas dos PALOP e os fotojornalistas estrangeiros residentes nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa.
O actual ambiente de crise económica e de fortes restrições orçamentais - o orçamento da iniciativa foi reduzido para metade do da edição transacta - obrigou a Organização a procurar diversificar os apoios à iniciativa, para além do dado pela Câmara Municipal de Mora. Embora não prescindindo da publicação do livro com os trabalhos vencedores, nem da respectiva exposição, aquela decidiu suprimir a categoria de vídeos documentais - que tinha sido anunciada no ano passado - e baixar os montantes de todos os prémios que irão ser atribuídos este ano.
Para além do prémio principal, o Estação Imagem | Mora, no valor de 3500 Euros, existem seis categorias - Notícias, Vida Quotidiana, Ambiente, Desporto, Arte e Espectáculos, e Série Retratos - que conferem um prémio de 1250 Euros, cada. Em relação ao ano passado, também se mantém a atribuição de uma bolsa para desenvolvimento de um projecto sobre o Alentejo, de valor idêntico ao do prémio principal.

Cerimónia de entrega de prémios da Estação Imagem 2010.
O júri deste ano será presidido por Walter Astrada, fotojornalista premiado nas últimas três edições do World Press Photo (WPP), e contará ainda com a presença de outras grandes figuras do fotojornalismo internacional como: Ayperi Karabuda Ecer, vice-presidente da Reuters Pictures - que fez questão de voltar a integrar o júri, depois da experiência do ano passado como presidente ; Laura Serani, directora do festival de fotografia de Bamako, ex-responsável pela colecção de fotografia FNAC, comissária da exposição de Ara Guler no CCB em Lisboa e membro do júri do WPP 2010; Marizilda Cruppe, fotojornalista do jornal brasileiro Globo, fundadora do colectivo EVE e membro do júri do WPP 2010; e Volker Lensch, editor-chefe de fotografia, da revista alemã Stern. A reunião do júri terá lugar a partir do dia 13 de Abril e a entrega dos prémios e conferência com os cinco jurados, decorrerá no dia 16 do mesmo mês, no Auditório Municipal de Mora.
Os interessados deverão inscrever-se através do site da Estação Imagem (www.estacao-imagem.com) onde encontrarão o respectivo formulário, regulamento e indicações necessárias ao envio dos seus trabalhos.
Paulo Pimenta, repórter fotográfico do jornal Público, foi o vencedor do prémio Estação Imagem 2010, com uma reportagem sobre a linha de comboio desactivada do Sabor, em Trás-os-Montes.


Fotografia do portfólio vencedor da edição de 2010, da autoria de Paulo Pimenta.

Sem comentários: