sexta-feira, 4 de março de 2011

Sony - As novas ultra-zoom de viagem

Apresentadas na recente edição da CP+, no Japão, as novas Cyber-shot DSC-HX100V e DSC-HX9V representam um ataque decidido da Sony ao mercado das compactas de viagem. Não só pela enorme gama zoom que cada uma delas oferece, mas também pela incorporação de um dispositivo equipado com receptor de GPS e bússola, a par de outras funcionalidades apreciadas por quem se desloca em viagem de lazer ou férias.
A aposta da Sony é bastante forte, oferecendo o sensor mais avançado de que a marca dispõe neste segmento - um CMOS Exmor R de 16.2 Mp e 1/2.3” (7.77 mm) -, processador Bionz e objectivas com nomes sonantes: Carl Zeiss Vario-Sonnar com revestimento T*, para a Cyber-shot SDC-HX100V; e Sony G, para a Cyber-shot DSC-HX9V.
A primeira possui uma gama zoom de 30x, compreendida entre 27 e 810 mm (equivalente, no formato 35 mm), em competição mais ou menos directa com as propostas para o mesmo segmento, da Olympus (SP-800UZ) – que se adiantou um ano à sua rival da Sony - e da Fujifilm (FinePix S4000 e FinePix HS20EXR, apresentadas no início deste ano).

Cyber-shot DSC-HX9V
A Cyber-shot HX9V, apesar do seu corpo mais compacto, não deixa de oferecer uma gama zoom de 16x, que leva vantagem do lado da grande-angular, ao proporcionar um campo visual igual ao de uma 24 mm, no formato 35 mm, mas perde por larga margem (384:810), no domínio da teleobjectiva.
Ambas as câmaras vêm equipadas com monitor traseiro XtraFine, de 3.0” e 921 Kp, com provas dadas na gama Alpha, por exemplo. A HX100V junta um visor electrónico de 0.2” e 201.6 Kp, de modo a tornar mais confortável a tarefa de enquadrar em condições de forte luminosidade, ao mesmo tempo que permite melhorar a estabilidade da câmara quando operada à mão livre.

E já que falamos de estabilidade e da necessidade de obter imagens nítidas, é importante salientar o estabilizador de imagem Optical Steady Shot com modo activo, para o qual a marca reclama uma eficácia acrescida, mesmo quando o utilizador está em movimento.
A velocidade de focagem com o sistema AF de nove pontos é outra das “bandeiras” da Sony, para estes dois modelos. A marca fala em tempos de resposta da ordem de 0.1 segundos, o que representa um desempenho próximo do de uma moderna câmara SLR. Um aspecto a confirmar num futuro teste!
Funções introduzidas mais recentemente, como a 3D Sweep Panorama, e a captação de fotos 3D também vêm integradas, tanto na HX100V, como na HX9V. São complementadas com o novo modo panorâmico de alta resolução (Intelligent Sweep Panorama HR), capaz de gerar imagens com 10480 x 4096 píxeis. Bem feitas as contas, e quase sem nos darmos conta disso, estamos em presença de duas câmaras de mais de 40 milhões de píxeis, cada, nestas condições.

A Cyber-shot DSC-HX100V vem equipada com um
anel de focagem/movimentação do zoom, em torno
da objectiva.

Na HX100V, existe um anel em torno da objectiva que pode ser configurado pelo utilizador para a movimentação do zoom ou para um ajuste fino da focagem, assistido por uma lupa electrónica, útil em modo macro, por exemplo, onde a focagem é um dos factores mais críticos a ter em conta.
Por último, e no capítulo do vídeo, tanto a DSC-HX100V como a DSC-HX9V disponibilizam gravação Full HD (1080p a 50 ips) em formato AVCHD. Para condizer, ambas são compatíveis com os novos cartões de memória SDHC Expert Series, de classe 10.

Se ficou entusiasmado com o que leu até agora,, saiba que as duas Cyber-shot apenas estarão disponíveis no mercado a partir do próximo mês de Abril. Até lá, pode ir planeando as suas poupanças.
 

Sem comentários: