sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Dia Mundial da Fotografia 2011

Pois é! Há um Dia Mundial para tudo! Mau seria, portanto, se não houvesse um dia mundial para a Fotografia, atividade que tanta paixão desperta; ao ponto de serem incontáveis as publicações - impressas ou online - sobre a arte de registar a luz. Penso que o meu amigo leitor partilha comigo a dificuldade de expressar, na plenitude e perante os não aficionados da Fotografia, o que nos vai cá dentro no momento de captar, processar, imprimir e, eventualmente, expor as nossas fotografias. Ou, até, o simples prazer de ver e comentar as boas fotos (seja lá isso o que for) feitas pelos grandes mestres da Fotografia, a nível nacional ou internacional.
Curiosamente, ainda não fomos invadidos com e-mails, provindos das marcas de equipamentos ou respectivos agentes, de intuito mais ou menos comercial, lembrando-nos que se aproxima o dia 19 de Agosto, o dia da Fotografia. À semelhança do que acontece, aliás, com o dia dos namorados, o Dia da Mãe ou o Dia do Pai. Afinal - convenhamos - estes dois últimos são bem mais importantes que a Fotografia, não é verdade? E São Valentim que tenha paciência!...
De qualquer forma, estou curioso acerca de como seria uma campanha do género, na área da fotografia! Qualquer coisa do tipo “Neste dia, peça aos seus amigos para lhe oferecem a máquina X!” ou “Aproveite os descontos do Dia Mundial da Fotografia, na loja Y!”. Bom!... A verdade é que vi, ainda hoje, um anúncio de um workshop de fotografia, na Invicta, oferecendo descontos de 50% a quem se inscrevesse no dito até ao dia de hoje. Nada mau! O problema é que a oferta era limitada aos 3 (três) primeiros inscritos; e os nomes dos “eleitos” já lá estavam escarrapachados. Não se pode ser bonzinho para toda a gente, pois então!...
A propósito de workshops, apraz-me registar o ror (que é mais do que um simples rol) de ofertas formativas em Fotografia - algumas a 3 (três Euros) - que por aí proliferam a velocidades que fariam os cogumelos corar de vergonha; se os cogumelos corassem, bem entendido!. Ele é Escolas da especialidade, ele é Associações, ele é Fotógrafos a quem o trabalho começou a faltar, ele é Estúdios que não tiveram melhor sorte... Num café de Lisboa, num barco no Porto, numa escola em Tomar, na floresta do Gerês, na distante Indonésia...
Enfim... Quem quiser tirar um curso de Introdução à Fotografia Digital não pode queixar-se por falta de oferta formativa. Ainda bem, digo eu! Porque há 30 anos, eu queria frequentar um curso acessível às minhas posses e não havia. Sem o saberem, e à custa de muito trabalho e muita poupança, da minha parte, os meus pais lá me patrocinaram o meu primeiro curso, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa!
E, para que invejosos, maledicentes e outros Velhos do Restelo não venham com comentários do género daqueles que se lêem em fora menos (ou mais) conhecidos, clarifico, desde já, que também sou formador na área da Fotografia. Há 13 anos, com um prazer imenso e com certificação pelo IEFP; para a coisa ser mais oficial.
A nível interno, o dia de hoje também marca o segundo aniversário do FotoSubjectiva. Ao princípio, muito devagarinho; depois, a partir de Outubro do ano passado, com mais energia, este seu blogue foi crescendo em número de artigos, de visitas, de iniciativas, de notoriedade. E quer continuar a fazê-lo; com a sua ajuda, claro está!
Entretanto, e para não esquecermos que hoje é o Dia Mundial da Fotografia, aproveitemos todos para o celebrar da melhor forma - fazendo fotografias!

BOAS FOTOS!


Sem comentários: