segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Estação Imagem | Mora - Prémio de Fotojornalismo 2012

A Estação Imagem, em parceria com a Câmara Municipal de Mora, abriu as inscrições para o Prémio Fotojornalismo 2012, que decorrem até 31 de março. A novidade deste ano passa pela extensão do prémio aos fotojornalistas da Galiza, decisão que foi tomada depois de, em Agosto do ano passado, o festival de fotografia galego, Proxecta, ter apresentado na Sala Municipal de Exposições de Villagarcia de Arousa a exposição referente à edição de 2011 deste prémio.
Segundo José Augusto Moreira, membro honorário da Estação Imagem, “para além dos laços históricos culturais e linguísticos, galegos e portugueses são herdeiros de uma matriz cultural comum. É da Gallaecia dos romanos, a que inicialmente chamaram Lusitania, que derivaram as duas realidades administrativas nascidas no seio da Galiza bracarense. Uma comunidade nacional e cultural separada em dois estados. Os namorados da fala, segundo os poetas que ao longo dos tempos têm deixado testemunho dessa secular cumplicidade e complementaridade e que inclui, naturalmente, a fotografia.”
Foto: José Carlos Carvalho. Reportagem "Mãe estre muros".
Categoria "Vida quotidiana" - 1º Prémio
O júri do Prémio de Fotojornalismo 2012 Estação Imagem Mora, que este ano será presidido por Emílio Morenatti, vai reunir a partir do dia 12 de abril. A entrega dos prémios e a conferência com os cinco jurados decorrerá no dia 14 do mesmo mês, no Auditório Municipal de Mora. Após a entrega dos prémios, serão apresentados na Casa da Cultura de Mora a exposição e o livro relativos à bolsa que o júri de 2011 atribuiu a Paulo Alegria, para o projeto Cultura Magra, sobre o associativismo cultural, desportivo e recreativo no Concelho de Mora.A primeira mostra da exposição que resultará da atribuição dos prémios deste ano será inaugurada a 16 de junho no CPF - Centro Português de Fotografia, na cidade do Porto.
Para além de Emílio Morenatti, da Associated Press, eleito Fotojornalista do Ano em 2010 pela National Press Photographers Association e melhor fotojornalista da imprensa em 2008, pela Pictures of the Year International (POYi), o júri é composto por outras figuras de grande prestígio internacional ligadas à área do fotojornalismo: Frédérique Babin, responsável de fotografia dos Hors Séries du Monde e chefe de fotografia do Le Monde Magazine nos últimos dois anos; Patrick Baz, editor para o Médio Oriente da Agence France Press (AFP), membro do júri do World Press Photo deste ano e galardoado três vezes como POYi; Marion Duran, editora de fotografia da revista Newsweek desde julho 2011; Pablo Juliá, fotojornalista desde 1980 do jornal El País e Director do Centro Andaluz de la Fotografia, em Sevilha; e Arianna Rinaldo, membro do júri do World Press Photo em 2009, editora fotográfica do D-La Repubblica delle Donne e diretora da revista de fotografia documental Ojodepez.
A terminar, deixamos-lhe aqui algumas das imagens vencedoras da edição de 2011.

Foto: Nelson D'Aires. Reportagem "Leandro".
Prémio Estação Imagem | Mora 2011



Sem comentários: