quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Uma certa forma de estar

Porventura, haverá melhor maneira de começar um blog sobre arte (leia-se, também e de forma genérica, actividade) fotográfica do que fazê-lo no Dia Mundial da Fotografia? Da mesma maneira que um dia mundial transporta consigo a conotação de globalidade, também este fórum virtual visa falar da Fotografia de forma abrangente e com paixão.
Não a doentia que semeia a esterilidade intelectual em torno de saber qual a melhor marca de câmara fotográfica, mas aquela que advém de uma genuína admiração pelos princípios científicos, evolução tecnológica, modos de olhar e abordagem conceptual, envolvidos no fascinante exercício da actividade que está a comemorar, oficialmente, 170 anos de existência.
Este, pretende ser um espaço de debate e reflexão em torno de um tema fascinante e tão variado que chega a ser difícil definir o seu praticante, o fotógrafo. Longe vão os tempos em que este era apenas o prestador de serviços de registo de imagens, com recurso à máquina fotográfica. Hoje, com a estonteante evolução da tecnologia, qualquer pessoa é capaz de fazer um desses registos com qualidade aceitável. Mas, será que o fotógrafo profissional irá desaparecer? Seguramente que, nos tempos mais próximos, não! É que a Fotografia vai muito (mas, mesmo, muito!) para além do simples registo. Ela é, sobretudo, uma forma de estar, de pensar e de comunicar, plasmada em imagem.
Por isso, desde os princípios básicos de funcionamento de uma simples câmara estenopeica, passando pela complexidade da escolha da abordagem estética na tomada de vista, até ao funcionamento dos mercados (propositadamente, no plural) da fotografia, de tudo um pouco iremos falar aqui. Apesar de os aspectos técnicos tenderem a associar abordagens objectivas, é na subjectividade da concepção do processo criativo que reside a maior dificuldade da Fotografia. Daí, o nome deste espaço: FotoSubjectiva.

6 comentários:

Unknown disse...

Parabéns José. Vou acompanhar de perto este espaço. A minha falta de tempo e paciência para blogs levam-me a prestar atenção apenas àqueles onde posso Aprender com os melhores.
Grande abraço
Isabel Antão

João de Castro disse...

...espaço, diversidade, conteúdo e horizontes. O fermento que falta muitas vezes e a muita gente ;)

Por cá andarei, gostei.

Abraço

João de Castro

Unknown disse...

Vou espreitar com regularidade!
Abraço!

Unknown disse...

João Cordeiro

Sei que sempre foste um homem de abraçar difilculdades...
...agora que te abraçaste á Subjectividade na forma de blogue, não a largues.

Grande abraço de
João cordeiro
Photógrafo

Anónimo disse...

Bom, com surpresa, confesso não ser pelo tema, mas pela forma como apareceu o convite, prometer dar graças `a "Divindade", pelo facto do meu grande Amigo e companheiro, não só de infância como também da "verdadeira" arte da fotografia, ter surgido neste mundo virtual da Web, com a sua mestria de saber fazer e saber ensinar.
Certamente jamais serão esquecidos os momentos de aventura, partilhados com as nossas velhas mas ainda a funcionar, máquinas reflex, tu meu amigo com a Olympos, eu com a Pentax e o "Beatas" com a Canon.
Outros valores se levantaram e agora deparo contigo a partilhar o teu saber com todos aqueles que gostam de fotografia e tudo o mais que lhe está associado.
Resta-me dar-te os parabéns, e desejar que este teu projecto vá em frente por muitos e longos anos.
Quanto a comentários, cá estaremos posteriormente para discussões mais aguerridas, sobre as nossas diferenças em termos de tecnologia fotográfica.
Um grande abraço de amizade,
rui Coelho

Vanessa de Lima Costa disse...

Agora que regresso de férias vejo que tinha no meu mail do trabalho aquele convite formal :)) para te visitar José!

Continua com este espaço interessante, há sempre tanto a aprender...

um beijinho,
Vanessa