quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Fujifilm - Regresso ao clássico

Ao primeiro relance sobre a mais recente criação da Fujifilm, a FinePix X100, é difícil evitar uma viagem no tempo até aos idos anos 60, tal a semelhança que a mais marcante novidade da última Photokina tem com os modelos da época. Será que os fabricantes voltaram a apostar nas câmaras com filme fotográfico?

 Bom! Não é exactamente assim. Antes, assistimos a algum revivalismo dos tempos de outrora, mas com tecnologias do presente. A X100 só irá sair para o mercado no início de 2011, de acordo com a informação da Fujifilm, mas já são conhecidos os seus atributos gerais. O sensor APS-C é um CMOS de 12.3 Mp, e a objectiva Fujinon - de focagem automática - é duplamente fixa; quer na distância focal (equivalente a uma 35 mm), quer no facto de estar solidária com o corpo da câmara, bem à maneira das antigas Fujica de visor directo e suas concorrentes directas. Na nova criação da Fujifilm, o visor acaba por constituir o componente mais inovador, com o seu carácter híbrido: óptico e electrónico. Ao clássico visor directo, em vidro, os engenheiros da marca adicionaram um painel LCD - colocado lateralmente, no interior do visor - onde se projecta a imagem captada pelo sensor.
A informação acerca dos parâmetros de tomada de vista é sobreposta à imagem dada pelo visor óptico, e o respectivo brilho, ajustado automaticamente em função do brilho daquela. Movimentar uma patilha é tudo quanto é necessário para comutar entre o modo de visor óptico. Engenhoso!
Na FinePix X100, a abertura de diafragma e velocidade de obturação são escolhidas a partir dos respectivos anéis. Na era do digital, muito poucos modelos conservaram estes dispositivos, em parte, devido à "necessidade" que, de repente, todo o mundo parece ter sentido, de controlar a exposição por incrementos de terços de EV. Independentemente da questão funcional, que os ditos anéis emprestam uma beleza rara de se ver em câmaras fotográficas modernas, é uma verdade!
Quantos profissionais se irão interessar pela X100? Ainda é cedo para prever. Mas o que já podemos dizer, a partir das características que lhe conhecemos - que ainda podem variar até à sua introdução no mercado - é que a FinePix X100 nasceu para agradar a tudo o que é utilizador avançado. Quer este seja dos que ganham, ou dos que gastam, dinheiro com a Fotografia.

Sem comentários: