quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Sony - Focagem facilitada

Hoje voltamos ao tema dos adaptadores, para lhe dar conta da actualização de firmware que a Sony disponibilizou para as suas câmaras Alpha NEX-5/3, que possibilita o uso de focagem automática com o seu adaptador LA-EA1.
Quem já possua objectivas compatíveis com a série Alpha A (recordemos que as NEX utilizam objectivas Alpha E), nomeadamente as de tipo SAM e SSM, pode agora usá-las nas câmaras do sistema ‘micro, da Sony, tirando partido do autofocus, o que não acontecia até aqui.
Esta possibilidade de focagem, em modo de fotografia, também se estende ao modo de vídeo. Para tal, basta pressionar o botão do disparador durante a gravação.
A própria gravação de vídeo HD também pode, agora, ser efectuada mantendo constante a abertura do diafragma, facilitando o controlo da profundidade de campo, naquele modo de captação.
No entanto, nem tudo são rosas e há que ter em conta dois importantes aspectos: o suporte para focagem automática também requer uma actualização de firmware para o adaptador opcional LA-EA1, e a focagem com as objectivas de tipo A é mais lenta do que com as de tipo E.
A actualização de firmware disponibilizada pelo fabricante, na Internet, também permite atribuir novas funções às NEX-5/3, como sejam a capacidade de voltar ao último menu de configurações utilizado, e a possibilidade de atribuição personalizada de funções aos 2 botões programáveis existentes na parte traseira da câmara. É o caso da escolha do modo de exposição, ISO, equilíbrio de brancos, fotometria, captação HDR automática, entre outras.
Para finalizar, foi também melhorado o assistente de focagem manual, através de uma lupa electrónica, cuja duração pode ser seleccionada pelo utilizador.

Sem comentários: