sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Nikon/Sony/SanDisk - Proposta conjunta

Nikon, SanDisk e Sony desenvolveram, em conjunto, um lote de novas especificações, destinados a corresponder às exigências dos mercados da fotografia profissional e do vídeo.
No entender daquelas marcas, “aqueles mercados exigem uma nova geração de cartões de memória, capazes de processar arquivos significativamente maiores do que os actuais”, o que esteve na base do estabelecimento das novas especificações, agora propostas à CompactFlash Association (CFA), com vista à normalização do novo padrão.
As especificações propostas permitiriam atingir taxas de transferência de até 500 MB/s de velocidade máxima, utilizando a interface PCI Express. Segundo o anúncio conjunto, esta gama de velocidades permitiria “utilizar aplicações de foto e vídeo que não são possíveis com a interface paralela, ATA, da actual especificação CompactFlash”. Convém lembrar que os cartões CF 6.0, lançados no mês passado, oferecem um desempenho máximo de até 167MB/s.
As novas especificações prometem disparos contínuos em modo RAW de forma “maciça”, sem que tenham sido adiantados valores de referência. O desempenho melhorado dos novos suportes de memória também permitiria ao utilizador transferir quantidades mais elevadas de informação (para além de 2 TB), para cartão para o computador.
As especificações combinam alta velocidade de transferência de dados com baixo consumo, através de uma nova gestão da energia, de modo a prolongar a vida da bateria.
Como habitualmente, resta saber quais os preços a pagar por um destes cartões e, sobretudo, como se posicionariam num mercado em franca evolução para uma normalização em torno do formato SD, nas suas diferentes variantes.

Sem comentários: