quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Linhof Aero Technika - A Terra vista do ar

A Linhof é um prestigiado fabricante alemão de equipamentos de tomada de vista cuja actividade se iniciou na cidade de Munique, no ano de 1887, por mão de Valentin Linhof. Este dedicava-se ao fabrico de obturadores destinados a funcionar entre as lentes das objectivas, que viriam a dar origem aos famosos obturadores Compur. Ao longo do tempo, a marca foi também projectando e construindo aparelhos fotográficos de complexidade crescente, nos domínios do médio e do grande formato, quer providos de fole quer de chassis rígidos, para serem usados tanto em estúdio como em exterior.
Constituiu sempre preocupação deste fabricante, a produção de equipamentos fotográficos que correspondessem de forma rápida e eficaz, às exigências da generalidade das situações fotográficas, mesmo as que envolvessem maior especificidade. Surgiram, assim, diversas linhas de produtos desde as Technika, câmaras colapsáveis para trabalho geral (incluindo, inicialmente, o fotojornalismo), passando pelas Kardan e Tecnikardan - para trabalho de estúdio - até às panorâmicas Technorama, de filme em rolo, e à Aero Technika, construída de raiz nos princípios da década de 80, especificamente para a fotografia aérea oblíqua.
Tratava-se de uma câmara motorizada, operável à mão livre, que tinha a faculdade de usar dois tipos distintos de filme, consoante as necessidades do utilizador. Por um lado, produzia imagens de grande formato 4×5”, usando película em rolo com 126 mm de largura; por outro, e para aplicações menos exigentes do ponto de vista da resolução, um rolo de película de 70 mm, perfurada, permitia a obtenção de imagens de médio formato 6×9 cm.
Ao longo dos anos, as suas excelentes qualidades fizeram da Aero Technika a ferramenta preferida para fotografia aérea comercial, industrial e, sobretudo, para aplicações militares.
O rol de objectivas intermutáveis, disponíveis, compreendia uma Super-Angulon de 90 mm, duas Apo-Symmar com distâncias focais de 150 e de 180 mm e, finalmente, uma Tele-Arton de 250 mm, todas com f:5.6 de abertura máxima.
Três visores de quadro, acessórios, permitiam efectuar a composição da imagem, ao mesmo tempo que a câmara via a sua operação facilitada com a utilização de dois punhos colocados simetricamente em relação ao respectivo corpo.
Para assegurar uma nitidez máxima em toda a aérea da imagem, esta excelente peça de engenharia fotográfica contava ainda com carregadores providos de um sistema de vácuo destinado a manter o filme perfeitamente plano no momento da exposição.
Desde 1981, a Linhof Aero Technika foi utilizada pelos astronautas do Space Shuttle para fotografar o nosso planeta durante as suas viagens espaciais. A câmara foi preparada pela NASA para operar em condições de ausência de gravidade, tendo-se-lhe juntado ainda um módulo destinado a inscrever dados como data e hora, número da missão, do rolo e o número de cada fotografia, em cada imagem captada.
A versão 45 EL da Linhof Aero Technika é uma histórica que contou com mais de um quarto de século de existência, tendo assistido ao nascimento das gerações da focagem automática, no 35mm, e da captação digital da imagem. Infelizmente, já não faz parte do catálogo da marca alemã.

 

Sem comentários: