segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Novidades CES 2011 - Casio

A CES (Consumer Electronics Show) é uma das maiores feiras de electrónica de consumo a nível mundial e, por isso, não admira que muitas das marcas ligadas à fotografia escolham os seus pavilhões para apresentar novos; sobretudo no quadro actual, de 2011, em que a - também americana - feira da PMA (Photo Marketing Association) foi adiada para o próximo mês de Setembro, de modo a não colidir com a japonesa CP+, organizada pela CIPA (Camera and Imaging Products Association) entre os próximos dias 9 e 12 de Fevereiro.
Naturalmente, a Casio não poderia ficar de fora em tão importante evento, e apresentou na CES 2011 as suas apostas para este ano; isto, sem contarmos com as novidades que nos poderão chegar da cidade de Yokohama, no próximo mês.
Para além das Exilim EX-ZS10 e EX-ZS5, dirigidas ao principiante, com 14.1 Mp e zoom óptico de 5x, a Casio deu a conhecer as Exilim EX-H30 (a sua nova proposta para fotografia de viagem), a EX-ZR100 (a compacta mais avançada da marca, com o seu novo processador Exilim Engine HS) e um novo conceito de design, em câmaras digitais, a TRYX.
Esta última emprega um sensor CMOS de 12.2 Mp e uma objectiva de distância focal fixa, equivalente a 21 mm, com cinco lentes distribuídas por outros tantos grupos. É compatível com as novas especificações SDHC e SDXC de cartões de memória e possui um design externo caracterizado por um quadro que permite a rotação do corpo da câmara (360º na vertical e 270º na horizontal). Incorpora uma aplicação que permite carregar fotos e vídeos online, bem como um temporizador do disparo sensível ao movimento e apenas estará disponível em Abril, próximo.
Exilim EX-ZR100, o produto estrela da Casio neste início de ano.
A Exilim EX-H30, por sua vez, continua a tradição da marca no que diz respeito à poupança de energia, oferecendo (segundo testes da marca, baseados nos padrões CIPA) até 1000 disparos, por recarga da bateria. Chegará ao mercado em Março, munida de uma objectiva com zoom óptico de 12.5x – equivalente a 24-30 mm, monitor  traseiro de 3.0”, compatibilidade SDXC, modos P/A/S/M e gravação vídeo HD 720p. Alinhando pelas tendências da moda, deste ano, também oferece 16.1 Mp de resolução máxima.
Mas o modelo eleito pela marca como produto-estrela do ano, na gama Exilim, é a EX-ZR100. No seu “centro nevrálgico” está um sensor CMOS de tipo retro-iluminado, com 12.1 Mp, coadjuvado pelo novo processador Exilim Engine HS.
O resultado é a possibilidade de gravação de vídeo HD 1080p, a 30 ips, com opção de vídeo em câmara lenta, a 1000 ips - e respectiva redução da resolução - e uma taxa de disparos contínuos de 3 fps, aproveitando a totalidade dos píxeis do sensor.
Tal como já acontecia noutros modelos da marca, a ZR100 também pode gravar directamente imagens HDR, e criar imagens panorâmicas de 360º com uma simples pressão no botão do disparador.
Com a sua “prima”, H30, partilha a objectiva Exilim com zoom óptico de 12.5x, equivalente a 24-300 mm, e a bateria NP-130 que tão bons resultados tem dado no capítulo da autonomia.
A Exilim EXZR100 também tem data de lançamento marcada para o próximo mês de Março.
Casio Exilim EX-H30

Sem comentários: