segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Novidades CES 2011 - Sony

Uma vez mais, Las Vegas é palco da apresentação das últimas novidades em termos de electrónica de consumo, na CES (Consumer Electronics Show), onde a fotografia tem vindo a marcar presença crescente; sobretudo, num ano em que o grande certame do sector, nos Estados Unidos, a feira da PMA (Photo Marketing Association) viu a sua realização adiada para Setembro, e que a CP+ ”toma o seu lugar”, no próximo mês de Fevereiro, entre os dias 9 e 12.
Na edição da CES 2011, a Sony foi das marcas que mais novos modelos apresentou - catorze, ao todo - dos quais, nove são de entrada da gama Cyber-shot. A série W foi a mais “abonada”, com seis modelos (DSC-W510, DSC-W530, DSC-W550, DSC-W560, DSC-W570 e DSC-W580), seguindo-se-lhe as séries H (com a DSC-H70), T (com a DSC-T110) e J (com a DSC-J10), uma curiosa compacta de bolso, com 4GB de memória e um braço munido de uma porta USB, para ligação directa ao computador.
A Cyber-shot DSC-J10 posui um braço com porta USB.
Destaque para os novos sensores CMOS Exmor R, de 16.2 Mp - de repente, parece que toda a gente se lembrou de relançar a corrida ao pixel -, para a utilização generalizada do modo ‘Sweep Panorama’ e da tecnologia de captação de imagem 3D.
Um dos destaques principais vai para a Cyber-shot DSC-TX100V, a primeira compacta do mercado a gravar vídeo Full HD 1080/60p que, segundo a Sony, “fornece a menor distorção para reprodução num televisor de alta definição”. Possui um zoom óptico de 7x, monitor traseiro Oled, táctil, bem como GPS e bússola, incorporados. Estará disponível em Março, embora não tenhamos obtido ainda a confirmação de que o esteja em Portugal.
Sony Cyber-shot DSC-WX10
Na mesma altura, estará no mercado a Cyber-shot DSC-WX10 que traz como principal argumento, a utilização de um sistema de focagem linear de alta velocidade que proporciona, segundo a marca, rapidez e precisão de focagem similares às de uma DSLR. Virá com 10 fps de taxa de disparos contínuos, na resolução máxima e modo de captação HDR para correcção da luz.
Com um zoom óptico mais reduzido (5x), a Cyber-shot DSC-WX7 será a alternativa económica à WX10.
Por seu turno, a Cyber-shot DSC-TX10 é a aposta da Sony para as situações difíceis de utilização; resistente a poeiras, água e choques, possui um monitor de 3.0” e também grava vídeo em alta definição 1080i. Tal como a TX100V estará disponível a partir de Março, em várias cores.

Cyber-shot DSC-TX10 para as situações difíceis

Março será também o mês em que DSC-HX7V chegará ao mercado. É a mais dotada de entre as novas Cyber-shot, apresentadas em Las Vegas, com zoom óptico de 10x, da série G. Receptor de GPS e bússola são outras das funcionalidades que equipam esta compacta de viagem, e que começam a tornar-se comuns neste tipo de câmaras.

Sem comentários: