sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Ricoh - Novo módulo recebe encaixe M

Olhando para a imagem que ilustra este artigo, o leitor poderá perguntar-se acerca de onde terá já visto esta câmara. Mas a resposta é simples. Em lado nenhum; uma vez que ela ainda não existe. Esta é, na realidade, uma tentativa nossa de antecipação do aspecto que a Ricoh GXR poderá ter, a partir do próximo Outono, quando a marca lançar o seu novo módulo, dotado de encaixe compatível com as objectivas Leica M. Isto, caso o desenvolvimento do GXR Lens Mount Unit - actual nome de desenvolvimento - não sofra atrasos.
Para já, a marca nipónica planeia apresentar, no decorrer da próxima semana, um modelo do novo módulo, à escala real, na CP+, no Japão. Embora as especificações técnicas ainda possam vir a sofrer alterações, o sensor de imagem deverá ser um CMOS de formato APS-C, com cerca de 12.9 Mp (píxeis totais). A Ricoh irá utilizar, também, um novo obturador de plano focal, não tendo revelado se irá manter, ou não, o processador de imagem GR Engine III.
O GXR Lens Mount Unit vem juntar-se, assim, aos quatro módulos já existentes: os A12 28 mm f:2.5 e A12 50 mm f:2.5 Macro, com sensores APS-C, de 12.3 Mp, efectivos; o S10 24-72 mm f:2.5-4.5 VC, de formato 1/1.7” e 10 Mp; e o P10 28-300 mm f:3.5-5.6 VC, com idêntico número de píxeis efectivos e formato 1/2.3”.
Com este novo módulo, a Ricoh entra verdadeiramente na corrida dos emergentes sistemas ‘micro’, permitindo a utilização de objectivas intermutáveis com a sua GXR, o que não acontecia até aqui.

Sem comentários: