quinta-feira, 10 de março de 2011

Canon - Cura de emagrecimento

A Canon introduziu recentemente no mercado as novas versões das suas super-teleobjectivas de 500 e 600 mm, equipadas com o novo sistema híbrido de estabilização de imagem, e com importantes reduções nos respectivos pesos: a EF 500 mm f:4L IS II USM e a EF 600 mm f:4L IS II USM. Ambas foram concebidas para responder às necessidades dos fotógrafos de desporto e de vida selvagem, e o seu desenvolvimento já tinha sido anunciado em Agosto de 2010 - com apresentação dos respectivos protótipos na última Photokina, em Setembro passado.
Ambos os modelos integram 16 elementos, distribuídos por 12 grupos, de onde se destacam dois elementos de fluorite e os revestimentos Super Spectra e SubWavelength (SWC), destinados a reduzir as reflexões internas e o efeito de imagem fantasma. Um revestimento de flúor, resistente à água, foi também usado nas superfícies dos elementos traseiro e dianteiro, de modo a repelir poeiras e a facilitar a rápida escorrência dos pingos da chuva, evitando a formação de manchas de secagem.
Na construção do corpo destas objectivas entra uma liga de magnésio e vários componentes de titânio, que lhes conferem maior resistência e menor peso. No caso particular da EF 600 mm f:4L IS II USM, a marca afirma ter conseguido uma redução de peso na casa dos 27%, tornando-a a mais leve da sua classe, com “apenas” 3.92 Kg. No caso da EF 500 mm f:4L IS II USM, o “emagrecimento” foi mais modesto (apenas 680g, o que representa cerca de 17% do da anterior versão); ainda assim, a objectiva ultrapassa ligeiramente os três quilos de peso (3190 g).
O modo IS 2 do estabilizador de imagem vem com novos algoritmos, destinados a melhorar o desempenho da focagem, e apareceu um novo modo (IS 3), destinado às situações em que o fotógrafo muda frequentemente de motivo fotográfico, que só activa a unidade IS no momento da exposição.
A nível mecânico, a Canon incluiu alguns melhoramentos na focagem, nomeadamente o modo Power Focus - para ajustar a focagem durante a gravação de vídeo - e novos blocos de fixação para tripé e monopé, com fecho tipo Kesington, que proporcionam um movimento mais suave quando se passa do enquadramento horizontal para o vertical e vice-versa.
Ambas as objectivas possuem porta-filtros na sua parte posterior – que permite montar filtros de 52 mm - e um diafragma de 9 lâminas. A distância mínima de focagem é de 3.7 metros, na objectiva de 500 mm, e de 4.5 metros, na de 600 mm.
Os preços de referência variam entre os 11.019 €, da EF 500 mm f::4L IS II USM e os 13.919 €, da EF 600 mm f:4L IS II USM. Decididamente, não acessíveis a todas as bolsas!

A Canon EF 600 mm f:4L IS II USM.

Sem comentários: