quinta-feira, 10 de março de 2011

Amberpixel - Controlo total

Gostaria de captar momentos tão fugazes como o impacto de uma gota de água, o movimento de uma bala, um relâmpago em dia de tempestade ou o rebentar de um balão, mas não consegue ser suficientemente rápido a premir o botão disparador da sua câmara? A Amberpixel - empresa portuguesa fundada em 2010, que se dedica ao desenvolvimento de produtos e soluções nas áreas da fotografia, projecção holográfica e interactividade - criou a ferramenta ideal para fazer face às suas necessidades de fotografia de alta velocidade, o controlador Ax3.
Trata-se de um dispositivo compatível com a generalidade das câmaras SLR digitais, que utiliza sensores de infravermelhos, acústicos ou de vibração - incluídos de série -, que desencadeiam o processo de captação da imagem. O utilizador pode, ainda, utilizar microfones dinâmicos de alta sensibilidade para ajudar a registar acontecimentos com níveis muito baixos de som, associados.
O Ax3 - que se encontra, actualmente, em fase de conclusão do seu desenvolvimento e início de produção - permitirá sincronizar a câmara com flashes cuja duração de descarga seja tão breve como um microssegundo (a que equivale uma exposição de 1/1.000.000”), e é totalmente portátil.
O Amberpixel Ax3 pode ser configurado para programar a câmara no sentido de esta disparar a intervalos regulares, um número de vezes superior ao permitido pelos respectivos menus em modelos com esta funcionalidade.
Se é um adepto da técnica de alta gama dinâmica (HDR), também poderá encontrar neste controlador um aliado poderoso, já que ele permite efectuar dezenas de exposições consecutivas, se necessário. Depois, é só montá-las no computador, com a ajuda do software apropriado.
Se ficou interessado na aquisição deste acessório, saiba que o fabricante tem em curso, em www.amberpixel.pt/orderpt e até ao dia 24 deste mês, uma campanha de lançamento onde poderá reservar o seu equipamento. O preço de venda ao público é de 360€.
A quem efectuar a reserva por este meio, a Amberpixel oferecerá os portes de envio e o cabo disparador adequado à sua máquina fotográfica. Para as primeiras 25 reservas, será oferecido um workshop em estúdio, especificamente sobre fotografia de alta velocidade.
Enquanto não chegam ao mercado as primeiras unidades do produto acabado, deixamos-lhe aqui, em primeira mão - algumas imagens de protótipos utilizados no desenvolvimento do produto. A imagem de abertura mostra já com as cores finais.
Contamos, brevemente, voltar a este assunto com a publicação de um teste de campo ao Ax3.
Exemplo de imagem que se pode obter com o Amberpixel Ax3.

Sem comentários: