quarta-feira, 9 de março de 2011

Nikon - Trio de avançadas

De uma assentada, a Nikon apresentou três propostas de câmaras compactas, destinadas a públicos distintos, mas baseados na mesma tecnologia de sensor CMOS, retroiluminado, de formato 1/2.3” e 12.1 Mp, e com o novo processador de imagem Expeed C2. Outros pontos comuns às Coolpix P300, P500 e S9100 são o monitor traseiro ‘Clear Color Display’, de 3.0” e 921 Kp - basculante, no caso da P500 -, sensibilidades compreendidas entre ISO 160 e 3200, utilizando a resolução máxima do sensor, compatibilidade com os novos cartões de memória SDXC - a S9100 junta-lhes os cartões SD UHS, e gravação vídeo HD (1080p).
As três câmaras possuem estabilizador de imagem ‘Hybrid VR’, mas não adoptam todas a mesma filosofia; a P300 utiliza a objectiva para o efeito, ao passo que as suas companheiras de gama montam o estabilizador no bloco do sensor.
As grandes diferenças entre os três modelos notam-se, sobretudo, ao nível das respectivas objectivas. A Coolpix P300 vem equipada com uma Nikkor com zoom óptico de 4.2 x, equivalente a uma 24-100 mm e com um trunfo importante: uma abertura máxima de f:1.8 (na focal mais baixa), que passa a f:4.9, no extremo oposto da escala de distâncias focais. Sob este ponto de vista, podemos dizer que a badalada Olympus XZ-1 encontrou uma rival de respeito.

Coolpix P300
A Coolpix P500 é a mais volumosa das três Coolpix apresentadas, com o seu corpo de tipo “bridge” a albergar a objectiva mais dotada de zoom óptico (36x) do mercado, actualmente. A sua gama de focais ultrapassa, mesmo as das Olympus SP800UZ e Fujifilm Finepix S4000/HS20 EXR (com 30x), marcas que vinham constituindo a referência neste segmento de mercado.
A Nikon, não só, oferece a mais extensa gama zoom, como o faz com o maior poder angular do mercado, equivalente a 22.5 mm - uma excelente notícia para os amantes da fotografia de paisagem ou arquitectura, caso o rendimento da objectiva seja a condizer. Terminando numa focal equivalente a 810 mm, é caso para perguntar se o seu utilizador precisará de algo mais, em termos de câmara fotográfica.
A FinePix S9100 é a compacta de viagem da Nikon, possuindo um zoom óptico de 18x; novamente, a marca nipónica ultrapassa a concorrência, representada sobretudo pelas propostas da Panasonic (Lumix DMC-TZ20) e Sony (Cyber-shot DSC-HX9V), com zoom óptico de 16x, e seguidas de perto por modelos como a Fujifilm FinePix F500/550EXR ou as Canon Powershot SX220/230 IS, com 15 e 14x, respectivamente.
Tratando-se de uma câmara de viagem, estranha-se que a Nikon Coolpix S9100 não venha equipada com receptor de GPS, tanto mais que se trata de uma das primeiras marcas a incorporar tal tipo de dispositivo nos seus modelos.

Coolpix S9100.
Em contrapartida, a câmara oferece um modo de retrato nocturno, de baixo ruído, que adiciona várias tomadas de vista feitas em sequência rápida, não lhe faltando, sequer, a captação HDR directa, funcionalidade que partilha com a Coolpix P500.
Esta última, por seu turno, disponibiliza os modos P, A, S e M, em comum com a Coolpix P300. Outra característica em comum é o facto de ambas estarem disponíveis no mercado português apenas na cor preta.
Três câmaras, três propostas diferentes para tipos bem diferentes de utilizadores!

Na Coolpix P500, o monitor traseiro é basculante.

Sem comentários: