quinta-feira, 3 de março de 2011

Sony - Vídeo HD mais simples

A gravação vídeo HD com máquinas fotográficas digitais tem vindo a adquirir popularidade crescente. Prova disso é o aparecimento progressivo de acessórios destinados a simplificar a visualização e a interacção do utilizador com a câmara. Atenta a esta tendência, a Sony propõe-nos um monitor independente para acoplar a SLR digitais com aquela funcionalidade, o CLM-V55.
Trata-se de um dispositivo dotado de um painel LCD de 5” e resolução WVGA (800 x 480) que se monta na sapata de acessórios da câmara e pode ser rodado em, praticamente, qualquer direcção, simplificando a captação de imagem a partir de pontos de vista pouco comuns – o utilizador poderá, mesmo, filmar-se a si próprio como se de um auto-retrato se tratasse.
Para além da compatibilidade com as câmaras DSLR da Sony, este monitor independente também pode ser montado em câmaras de tipologia idêntica, de outras marcas, por meio de um adaptador incluído.
A ligação entre o CLM-V55 e a câmara em questão está a cargo de um cabo HDMI, incluído de série mas que, no entanto, não garante a alimentação daquele acessório. Esta é conseguida a partir de um conjunto de baterias ou de um transformador para ligar à corrente, ambos vendidos à parte. Os 400 Euros de preço de venda ao público afiguram-se, assim, inúteis sem a aquisição de, pelo menos, um daqueles acessórios opcionais. Em contrapartida, incluem um pára-sol desmontável que permite ver a imagem cm maior comodidade quando se trabalha em exteriores, sob luz solar directa.
O CLM-V55 vem equipado com algumas funções adicionais, como é o caso do modo ‘Pixel Magnification’, na realidade, uma ferramenta de zoom digital ou lupa electrónica - conforme se lhe queira chamar - que permite a comprovação da focagem ampliando uma porção da imagem.
Uma roda de controlo permite ajustar vários parâmetros de visualização sem interromper a gravação. É o caso das proporções da imagem (adaptando-as aos televisores de formato 16:9 ou 4:3), a luminosidade do monitor e a respectiva temperatura de cor. A completar o rol de especificações, existe um altifalante (mono) bem como uma ficha para auscultadores (estéreo), destinada a permitir a monitorização da qualidade de gravação áudio.
Será que a qualidade de imagem e a comodidade de trabalho valem o investimento? Têm a palavra os utilizadores!


Sem comentários: