terça-feira, 19 de abril de 2011

Oficinas do Convento - Conversar a fotografia

No próximo sábado, dia de 23, irá ter lugar em Montemor-o-Novo, o 7º Encontro das Conversas à Volta da Luz, uma iniciativa da Oficinas do Convento, uma associação cultural de arte e comunicação dedicada à promoção das artes, em geral, e onde a Fotografia ocupa lugar de destaque.
Neste encontro, o Dia Mundial da Fotografia Pinhole - técnica fotográfica também designada por “fotografia estenopeica”, que consiste em captar imagens com um simples orifício na parede de uma câmara escura, em vez da normal utilização de uma lente ou objectiva - serviu de mote para um conjunto de conferências proferidas pelos fotógrafos Luísa Ferreira e Pedro Gil - ambos docentes de fotografia, desde há largos anos, no IADE e ETIC (a primeira) e na Escola António Arroio (o segundo).
Em Montemor-o-Novo, iremos ouvir Pedro Gil falar de camera obscura e fotografia estenopeica, da captação com zone plates e ranhuras, de processos fotográficos alternativos e de fotografia panorâmica. O artista irá dar-nos pistas para a utilização deste tipo de fotografia, tanto na vertente lúdica, como na perspectiva de um modo de expressão pessoal.
A conjugação da fotografia com o vídeo e o som, aspectos que, cada vez mais, se vão interpenetrando nos novos equipamentos fotográficos, também não foram esquecidos. Neste campo, a intervenção (nomeadamente) do director de som José Ceia Leitão - igualmente, docente na Escola António Arroio - poderá aportar preciosos ensinamentos para a valorização das nossas produções fotográficas. Sincronismo de som com imagem em movimento, e a construção de um ambiente sonoro em vídeo, são outros dos pontos relevantes para as conversas do próximo sábado.
Foto: Pedro Gil. "Sunrise in Lisboa". Participação na exposição do 9º Dia Mundial da
Fotografia Pinhole (2009)
Por seu turno, Luísa Ferreira falará sobre vários trabalhos seus, em particular, da sua experiência com a utilização de material sensível Polaroid num projecto sobre o Porto de Lisboa, passando pelo seu interessantíssimo trabalho “Há quanto tempo trabalha aqui?”, sobre antigas lojas de Lisboa e as pessoas que as habitam, até ao seu mais recente projecto "nós", de que já lhe falámos aqui.
Embora fugindo um pouco à temática da captação fotográfica pura e dura, a que muitos de nós estamos habituados, “Conversas à Volta da Luz” é uma iniciativa recomendada a todos quantos vêem, na fotografia, muito mais do que um simples registo de um pedaço de realidade.
O encontro terá lugar entre as 15 e as 19 horas, no Convento de S. Francisco, à Rua Carreira de S. Francisco, em Montemor-o-Novo e terá um aliciante adicional: a entrada é livre!


Foto: Luísa Ferreira, Projecto "nós" (2010).

Sem comentários: