quinta-feira, 28 de abril de 2011

WestLicht - Recuperada a Colecção Polaroid

Foto: Ansel Adams, Yosemite Falls & Flowers, 1979.
Polaroid Time Zero; Colecção WestLicht
Graças aos esforços e entusiasmo da Impossible, o fabricante das novas emulsões instantâneas para fotografia dita analógica, o Museu de Fotografia WestLicht, de Viena adquiriu a International Polaroid Collection. O museu detido por Peter Coeln toma, assim, posse de mais de 4400 obras de arte, produzidas por oito centenas de artistas, desde Ansel Adams até Andy Warhol, depois de um período de cerca de dois anos de incerteza quanto ao seu futuro, quando foi posta à venda pelos liquidatários da Polaroid.
A colecção foi organizada entre 1972 e 1990 pela marca americana e esteve “desaparecida” durante duas décadas, nos arquivos do Musée de L’Élysée, em Lausanne, na Suíça. Desde que o processo Polaroid foi inventado, nos anos 40, o seu mentor, Edwin Land, convidava fotógrafos famosos e outros artistas para experimentarem a nova tecnologia. A empresa constituiu, na realidade, duas colecções - uma baseada na Europa e a outra, nos Estados Unidos - as quais, após a insolvência da Polaroid, em 2008, corriam sérios riscos de se separarem. Segundo fonte da Impossible, a conhecida leiloeira de Nova Iorque, Sotheby’s terá, mesmo arrematado algumas das raridades da colecção americana, em 2010.
Florian Kaps, fundador do projecto Impossible – que, recorde-se, adquiriu várias das patentes e algumas instalações anteriormente detidas pela Polaroid - salientou a importância da salvaguarda de tão importante património, afirmando que “o mais importante é o facto de, finalmente, termos encontrado uma solução perfeita para, não só, celebrar o incrível potencial das obras existentes, como ainda, o de termos construído uma plataforma para fazer renascer o conceito original” da utilização dos materiais instantâneos.

Foto: Jan Saudek, Beauty to beast, 1980.
Polaroid T-665; Colecção WestLicht
Desta forma, vários artistas, contemporâneos foram convidados a prosseguir o projecto Impossible, tendo-lhes sido fornecidos filmes instantâneos de última geração para os seus trabalhos; o resultado fará parte da Impossible Collection que retoma o espírito da colecção original.
A partir do próximo dia 17 de Junho, e até 21de Agosto, estará patente uma exposição naquele museu de Viena, que reunirá estas obras mais recentes e uma selecção de obras das duas partes da colecção Polaroid original; algumas destas irão ser mostradas pela primeira vez.

Sem comentários: