![]() |
Foto: Ansel Adams, Yosemite Falls & Flowers, 1979. Polaroid Time Zero; Colecção WestLicht |
A colecção foi organizada entre 1972 e 1990 pela marca americana e esteve “desaparecida” durante duas décadas, nos arquivos do Musée de L’Élysée, em Lausanne, na Suíça. Desde que o processo Polaroid foi inventado, nos anos 40, o seu mentor, Edwin Land, convidava fotógrafos famosos e outros artistas para experimentarem a nova tecnologia. A empresa constituiu, na realidade, duas colecções - uma baseada na Europa e a outra, nos Estados Unidos - as quais, após a insolvência da Polaroid, em 2008, corriam sérios riscos de se separarem. Segundo fonte da Impossible, a conhecida leiloeira de Nova Iorque, Sotheby’s terá, mesmo arrematado algumas das raridades da colecção americana, em 2010.
Florian Kaps, fundador do projecto Impossible – que, recorde-se, adquiriu várias das patentes e algumas instalações anteriormente detidas pela Polaroid - salientou a importância da salvaguarda de tão importante património, afirmando que “o mais importante é o facto de, finalmente, termos encontrado uma solução perfeita para, não só, celebrar o incrível potencial das obras existentes, como ainda, o de termos construído uma plataforma para fazer renascer o conceito original” da utilização dos materiais instantâneos.
![]() |
Foto: Jan Saudek, Beauty to beast, 1980. Polaroid T-665; Colecção WestLicht |
A partir do próximo dia 17 de Junho, e até 21de Agosto, estará patente uma exposição naquele museu de Viena, que reunirá estas obras mais recentes e uma selecção de obras das duas partes da colecção Polaroid original; algumas destas irão ser mostradas pela primeira vez.
Sem comentários:
Enviar um comentário