quarta-feira, 6 de julho de 2011

Panasonic - Arma em riste

Disponível, desde o mês passado, nas cores preta, vermelha e branca, a nova Panasonic Lumix DMC-G3 marca a chegada dos sensores de formato Quatro Terços - neste caso, em sistemas micro - aos 16 Mp, acompanhada de uma redução de peso e de tamanho, visando cativar os adeptos de câmaras pequenas e facilmente transportáveis.
O novo sensor Live MOS da G3 possui novos circuitos de interpretação de sinal que, acompanhado pelo processador Vénus Engine FHD e segundo dados avançados pela marca, possibilitam uma melhoria de até 200% na relação sinal/ruído, a sensibilidades elevadas, comparando com os valores até aqui fornecidos pelos sensores de 12.1 Mp.
As prestações do sistema de focagem por detecção de contraste - que a Panasonic reclama como dos mais rápidos do mundo - foram melhoradas com o sistema Light Speed AF, que permitiu à Panasonic ganhar confiança suficiente para duplicar a velocidade de captação de vídeo (1920 x 1080), de 60 para 120 ips. Ainda na gravação de vídeo, esta Lumix pode captar som estéreo com o Dolby Digital Stereo Creator, e reduzir o ruído causado pelo vento, sobretudo em filmagens em exteriores.
Na Lumix G3, há a assinalar a evolução do modo automático inteligente para a sua versão iA Plus, que permite ajustar a posição do ponto de focagem, a compensação de exposição e o equilíbrio de brancos, tanto em modo de fotografia como em modo de vídeo. As capacidades de ajustamento do aspecto final da imagem constituem, aliás, as principais bandeiras - para além do novo sensor - da Panasonic, para este modelo: controlo de gama dinâmica e um modo Creative Color melhorado, são as novas apostas da marca para proporcionar ao utilizador uma maior liberdade de escolha no processamento das suas imagens, com uma maior facilidade de modelação do brilho, saturação e contraste das imagens.
O monitor traseiro de 3.0” é tátil e apresenta 100% da imagem obtida no sensor. Pelo facto de ser articulado, permite fotografar a partir de pontos de vista extremamente baixos. O visor electrónico é o conhecido da série G, com 1.44 Mp.
O obturador é outras das novidades da G3, permitindo que a taxa de disparos contínuos pudesse ser aumentada para 4 fps, um valor muito interessante para uma câmara desta classe. Uma autêntica arma em riste para a caça fotográfica!

Sem comentários: