quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Olympus - A terceira geração

O ano de 2011 fica marcado pela forte aposta da Olympus no segmento das compactas digitais de objectiva intermutável, que ajudou a inaugurar juntamente com a Panasonic há 3 anos atrás, com o lançamento do sistema Micro Quatro Terços. No final do semestre passado, a marca nipónica cimentou a sua posição no segmento, com o lançamento da terceira geração das Pen (a E-P3), a renovação das Pen mais ligeiras (Pen Lite), com a E-PL3, e a criação de um sub-segmento (Mini), com a E-PM1.
O astro mais brilhante do firmamento Pen é, sem margem para dúvidas, a E–P3, que veio reclamar o estatuto de “câmara com autofocus mais rápido que qualquer outra câmara com objectiva intermutável”. A aposta da Olympus para tal, foi a chamada FAST AF (Frequency Acceleration Sensor Technology) uma tecnologia de focagem automática que é como que uma “filha” do novo processador TruePic VI, envolvendo a utilização de 35 pontos AF, espalhados por quase toda a imagem. Aquele é, ainda, responsável pelo alargamento da oferta de filtros artísticos da Olympus, para dez opções diferentes. Para além dos pioneiros “Pop Art”, “Pinhole” e “Foco Suave”, a E-P3, oferece também os efeitos “Diorama”, “Processo Cruzado” e “Tom Dramático” - para citar apenas alguns - que podem ser vistos no novo monitor táctil OLED de 3.0’, de 610 Kp, imediatamente após a captação. Bom! “Imediatamente” pode não ser o termo mais adequado, já que alguns daqueles efeitos demoram a criar; mas a verdade é que não é necessário pós-processar a imagem depois da sua captação, como acontece noutras câmaras.
Os responsáveis da Olympus também reclamam do conjunto processador/sensor, de 12.3 Mp efectivos, uma maior sensibilidade à luz (ISO 12.800) e a possibilidade de gravação vídeo (Full HD, pois claro) de 1080i, a 60 ips, em dois formatos “à escolha do freguês”: AVCHD e Motion JPEG.
Apesar de cativar utilizadores muito avançados e até alguns profissionais a nova Olympus Pen E-P3 também é “amiga” dos utilizadores menos experientes. Para eles, disponibiliza no seu monitor traseiro um Guia ao vivo que os vai ajudar a escolher os valores de exposição correctos para a foto que pretende captar. Este Guia também está disponível nos modos P, A, S, e M (se necessário) e pode ser usado tanto em vídeo como em fotografia
Herdando muitas características funcionais das suas antecessoras, incluindo as rodas selectoras, na traseira da câmara, o grande “senão” da E-P3 é o seu preço (839 €, apenas para o corpo), que a coloca em desvantagem face a muitos modelos reflex.
Mas o “prazer de condução”, habitualmente proporcionado pela linha Pen E-P, e a compatibilidade com um vastíssimo conjunto de objectivas (desde as dedicadas M.Zuiko Digital) até às “velhinhas” objectivas de distância focal fixa e focagem manual, podem fazer toda a diferença no momento de decidir.

Sem comentários: