quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Sony - Os Óscares da Fotografia

Seja profissional, amador ou estudante de Fotografia, é mais do que natural que gostasse de ver os seus trabalhos premiados num concurso com o prestígio dos Sony World Photography Awards (SWPA) - prestígio esse que já lhes valeu a designação de Óscares da Fotografia -, que distinguiu este ano o italiano Tommaso Ausili com o prémio L’Íris d’Or, num valor superior a 25 mil dólares.
Os SWPA 2011 são, na realidade, três concursos reunidos num só: um, dedicado a profissionais e amadores avançados, nos domínios Comercial, “Fine Art” e Fotojornalismo/Documentário, no total de 15 categorias; outro, dedicado aos amadores em geral, comportando 10 categorias; e um terceiro, que tem por destinatários os estabelecimentos de ensino universitários, onde se ensine a Fotografia.
A composição do júri de cada um destes três concursos foi anunciada ontem pela World Photographic Organisation (WPO), entidade responsável pela organização do concurso que já vai na sua 4ª edição. Os nomes integrantes dos diferentes colectivos de jurados foram escolhidos entre os membros da World Photographic Academy, que faz parte integrante da WPO. Francis Hodgson, crítico de fotografia do jornal Financial Times, foi escolhido para presidir ao colectivo que terá por missão atribuir os prémios nas categorias profissionais, incluindo o de Fotógrafo do Ano dos World Photography Awards.
E não pense que os prémios vão todos para fora de Portugal! Que o diga Guilherme Júnior (na foto), um jovem fotógrafo brasileiro, a residir em Portugal há cerca de um ano. Uma fotografia da “torcida” do Flamengo, durante um jogo de beneficência realizado em Dezembro passado, no estádio Maracanã, bastou para que recebesse o prémio Campanha composto por equipamento fotográfico Sony e uma viagem ao Mundial de futebol da África do Sul!
Como vê, não há motivos para não acreditar na qualidade do seu trabalho fotográfico e não o submeter à apreciação do júri, através de www.worldphoto.org. Até porque a participação é gratuita e “arrisca-se” a ir receber o seu prémio a Londres, em Abril do ano que vem, durante a Gala dos SWPA. Não se esqueça; o prazo termina no dia 5 de Janeiro de 2011.

Sem comentários: