quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Sony - Falsas gémeas

Se dúvidas houvessem acerca do facto da Sony ser uma digna continuadora da tradição da Minolta, na implementação de soluções tecnológicas inesperadas, as duas novas Alpha com tecnologia 'Translucent Mirror' desfazem-nas de imediato. Na verdade, a A55 e a A33 são as primeiras câmaras reflex digitais a empregar um espelho fixo semi-transparente e a funcionar com modo “Live View” permanente. 
Com 16.2 e 14.2 Mp, respectivamente, tanto a A55 como a A33 prescindem do tradicional visor óptico, ligado ao sistema pentraprismático (de vidro ou de espelhos), a favor de um visor electrónico (um ‘Tru-Finder’ de 1.15 Mp) e uma focagem por detecção de diferença de fase, a partir de sensores colocados lugar daquele. Desta forma, ambos os modelos funcionam como uma câmara compacta, com modo de visualização directa permanente, mas usufruem das vantagens de um sistema AF ultra-rápido. Um autêntico “coelho tirado da cartola”, diríamos nós.
Com sensores CMOS Exmor APS HD de
As novas câmaras são também das primeiras reflex Alpha a oferecer gravação vídeo Full HD com focagem contínua. Naturalmente, também não falta o modo panorâmico ‘3D Sweep Panorama’, um dos modos mais emblemáticos da Sony, actualmente.
A medição matricial conta com 1200 zonas e o monitor traseiro, de 3”, é basculante. Ambas as câmaras vêm dotadas de captação HDR directa, redução de ruído por conjugação de vários fotogramas do mesmo assunto e, no caso da A A55, de nível electrónico e receptor de GPS para localização das fotografias.
Mas, talvez, a característica mais sonante destas Alpha seja a impressionante taxa de disparos contínuos de 10 fps, com acompanhamento de focagem de alta velocidade (apenas 7 fps, no caso da A33), possível graças à imobilidade do espelho.
Com tamanho rol de funcionalidades, mal podemos esperar para testar uma destas falsas gémeas da Sony!

Sem comentários: