quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Canon - Revista e aumentada


Para os entusiastas da Fotografia - sobretudo, para os muitos adeptos da marca - a Canon renovou a sua gama média-alta, lançando a EOS 60D para vir ocupar o lugar da 50D. Analisando as suas especificações, ficamos a saber, entre outras coisas, que a 60D conta com um sensor CMOS de 18 Mp e formato APS-C, e com um sistema de focagem de 9 pontos de tipo cruzado cujo ponto central é sensível a objectivas de abertura máxima f:2.8 e superior.
Da sua companheira de gama, EOS 7D, herdou o sistema de fotometria iFCL de 63 zonas distribuídas por um sensor de dupla camada. Um pouco mais lenta do que esta, em termos de disparos contínuos, a 60D fica-se pelas 5.3 fps. Mas, sosseguem os utilizadores mais generalistas, trata-se de uma taxa mais do que suficiente para captar a esmagadora maioria dos assuntos em movimento que podemos encontrar no dia-a-dia. Em compensação, a gama de sensibilidades (calibradas) da Canon EOS 60D estende-se de ISO 100 a 6400, sendo ainda expansível a ISO 12.800.
Novidade absoluta da gama EOS, o monitor traseiro de 3”  e 1 Mp é articulado, o que proporciona uma enorme comodidade de trabalho nas situações em que temos que fazer enquadramentos a partir de pontos de vista muito baixos ou excepcionalmente altos.

Também a pensar na comodidade e rapidez, a Canon integrou na EOS 60D uma opção de processamento RAW, onde o processador de imagem DIGIC 4 mostra os seus atributos, a partir dos parâmetros de processamento definidos pelo utilizador, correcção da distorção óptica e das aberrações cromáticas, incluídas.
Pioneira na gravação vídeo Full HD, em câmaras reflex, a Canon oferece também, na 60D, resolução 1080p com cadências seleccionáveis de 24, 25 ou 30 ips. O invejável rol de funcionalidades da EOS 60D completa-se com vários filtros artísticos como o suavizador ou preto e branco granulado, alinhando pela filosofia de integração deste tipo de opções de processamento, já presente em concorrentes directos como a Olympus E-30 ou a Pentax K-7.

Sem comentários: