terça-feira, 30 de novembro de 2010

Impossible - Missão impossível

‘Impossible’ é o nome de um projecto ímpar no actual panorama da Fotografia, dominado pelas tecnologias digitais de captação de imagem. Dirigida por Florian Kaps, a Impossible reagiu à revolução digital, pautando a sua actividade pela utilização e comercialização de materiais e técnicas estritamente ligados à fotografia instantânea clássica, desde a sua fundação, em 2005.
No seu portfólio de produtos, figuram fundamentalmente filmes para câmaras fotográficas instantâneas, do tipo Polaroid SX70 e série 600 - até há pouco tempo, vendidas sob a marca ‘Impossible’ -, estando a ser equacionada a possibilidade de projectar e construir um novo modelo de câmara fotográfica daquele tipo.
Na antiga fábrica da marca americana, em Enschede (Holanda), a Impossible começou por desenvolver novos materiais instantâneos, trabalhando com uma pequena equipa de 10 ex-funcionários da Polaroid, a partir de 2008. Hoje, a equipa é formada por 30 pessoas que produzem novos filmes para fins artísticos e experimentais. Desde Abril do corrente ano, cada lote de filme produzido tem sido vendido quase imediatamente, comprovando a procura que estes materiais - considerados obsoletos há apenas dois anos - têm tido, por parte de artistas contemporâneos e fotógrafos.
Os esforços da Impossible para manter viva a fotografia instantânea clássica, através do fabrico de novos filmes instantâneos para as câmaras existentes, constituem uma apaixonante história que inspirou o realizador alemão Viktor Stauder para fazer o documentário "Polaroid! Magic Moments".
Para isso, ele acompanhou todo o projecto Impossible, bem como artistas e fotógrafos, por todo o mundo, testemunhando que a fotografia instantânea está viva, apesar da produção da Polaroid ter cessado em 2008. O resultado desse trabalho foi exibido recentemente, em Paris.

Sem comentários: