segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Panasonic - O regresso do 3D

Como já tínhamos referido aqui, no início da publicação deste blogue (ver também ‘Tendências da tecnologia’), a magia das três dimensões na Fotografia, parece querer reinstalar-se, depois de mais de um século de quase ausência.
A Panasonic deu recentemente mostras da sua aposta, neste campo, com o lançamento da Lumix DMC-GF2 acompanhada da objectiva Lumix G 12.5 mm f:12 3D (ver também ‘A resposta à concorrência’).
Agora, a marca nipónica acaba de ampliar a sua gama de câmaras compatíveis com a referida objectiva, com a disponibilização de uma nova versão de firmware (v1.1) para a Lumix DMC-G2, apresentada em Março passado.
As imagens 3D são captadas em formato 16:9 a 1600 x 904 píxeis (aprox. 1.4 Mp) em formato MPF (Multi Picture Format, extensão .mpo), sendo também possível serem gravadas imagens JPEG.
Além da compatibilidade com a objectiva 3D, o novo firmware traz outras novidades como, por exemplo, o bloqueio de exposição AE que continua activo mesmo depois do disparo, algo que pode ser muito útil quando se pretende captar várias imagens consecutivas do mesmo assunto, em condições de luz desfavoráveis.
O firmware está disponível no site da Panasonic acedendo através do link: http://panasonic.jp/support/global/cs/dsc/download.

Sem comentários: