quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Minox - Objecto de culto

A Minox já nos habituou a verdadeiras maravilhas da miniaturização, desde os tempos da fotografia com filme. Quem não se lembra, por exemplo, das miniaturas de câmaras Leica ou das "câmaras de espião", em que a marca se especializou? Este ano, entre as várias criações apresentadas, é forçoso destacar a Minox DCC 5.1 Gold Edition - uma versão revestida a ouro de 24 quilates, da DCC 5.1, introduzida em Fevereiro - e que, com o seu design intemporal, à escala 1:3, constitui uma elegante peça de colecção e - porque não dizê-lo? - um verdadeiro objecto de culto.

Mas a DCC 5.1 não é apenas uma miniatura de colecção; ela foi construída para funcionar. Para isso, no seu interior, está alojado um sensor CMOS de 5.1 Mp, que recebe a luz de uma objectiva Minoctar de 4 elementos e 9 mm de distância focal - equivalente a uma 42 mm -, provida de um filtro de infravermelhos. A focagem é feita manualmente, escolhendo uma de três posições: 0.5 m (a distância mínima de focagem), 1 metro e infinito. Para aumentar as capacidades da câmara, em termos ópticos, a Minox disponibiliza conversores opcionais de tipo teleobjectiva e grande-angular. Na parte traseira da câmara, a DCC 5.1 possui um pequeno (claro está!) monitor traseiro de 2", para composição da imagem e afixação da informação dos dados de tomada de vista. Para os mais puristas, ou para os dias muito brilhantes do Verão, existe um visor óptico directo, adaptável à sapata de acessórios.
A alimentação está a cargo de uma bateria recarregável de iões de lítio e as fotografias são guardadas na memória interna de 128 MB, quando não estiver disponível nenhum cartão SDHC (até 16 GB), com que a câmara é compatível.
No meio de tudo isto, dois dados de relevo: a câmara pesa apenas 110 gramas e o seu preço, no sítio do fabricante, ascende a apenas 369 Euros (excluindo custos de transporte).

Sem comentários: