segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Sony - Ópticas classe Alpha

Sensivelmente a meio deste ano, e em círculos relativamente restritos, corriam rumores de que a Sony se preparava para um significativo desinvestimento na sua gama 'Alpha', para se dedicar mais a fundo ao seu sistema "micro" em detrimento dos sistemas reflex. As novidades mais recentes, porém, provam que não passavam disso mesmo: rumores.

Na verdade, a Sony acaba de lançar 3 novas objectivas de distância focal fixa, destinadas ao formato APS-C e ao pleno formato. Para o primeiro, é proposta a Sony DT 35 mm f:1.8 SAM, uma objectiva da série 'Easy Choice', muito luminosa, com 6 elementos distribuídos por 5 grupos e motor de focagem SAM (Smooth Autofocus Motor). A sua distância mínima de focagem, de apenas 23 cm, é excelente se tivermos em consideração que corresponde a uma 50 mm, no pleno formato.
Com uma capacidade de focagem acrescida (19 cm de distância mínima), a Distagon T* 24 mm f:2 SSM ZA é, na realidade, uma objectiva da Zeiss preparada para as câmaras da Sony. Com 9 elementos (incluindo 2 asféricos e 2 de vidro ED) distribuídos por 7 grupos, segundo um design óptico de tipo rectrofoco, pode ser focada manualmente a qualquer instante, graças ao motor de focagem SSM (Super Sonic Wave Motor).
A Sony 85 mm f:2.8 SAM também pertence à série 'Easy Choice' e é, das três, a que emprega menor número de elementos (5) e grupos ópticos (4). Constitui uma alternativa económica à fabulosa Zeiss Planar T*, para fotografia de retrato, embora um pouco mais limitada no que toca à luminosidade e à capacidade de isolar o assuntos fotografado. Em contrapartida, consegue focar a uma distância mínima de 60 cm.

Nenhuma das novas objectivas, agora lançadas, possui estabilizador incorporado. Convém não esquecer que, no caso específico da Sony, essa função é desempenhada pelo estabilizador montado no bloco do sensor. 

Sem comentários: