segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Samsung - Reforço da gama

Os sistemas ‘micro’ constituem, sem dúvida, a grande aposta do momento dos gigantes da electrónica de consumo, chegados ao mercado da Fotografia nos anos mais recentes. Do lado dos fabricantes mais tradicionais, parece reinar uma expectativa generalizada quanto ao êxito do conceito, e só a Olympus tem acompanhado esta tendência, conhecida que é a sua parceria com a Panasonic no desenvolvimento de sistemas digitais à base de sensores de formato 4/3”.
Com apenas um modelo lançado até ao início do Outono, a Samsung estava algo atrasada na corrida a este segmento do mercado, em termos de diversidade de oferta, entre os gigantes da electrónica – o que não significa, necessariamente que o estivesse também em termos de qualidade de produto, note-se!
Não nos estranhou, portanto, que a marca tivesse aproveitado a última Photokina para apresentar mais um modelo da gama NX, de câmaras de formato compacto, desprovidas de espelho, mas com sensores de formato APS-C e objectiva intermutável: a NX100.
A nova criação da marca coreana constitui um conceito marcadamente diferente do da NX10, com a qual partilha, contudo, muitos componentes, incluindo o sensor de imagem, de 14.6 Mp e o monitor traseiro AMOLED, de 3.0”.
Mais compacta e com maior portabilidade, não possui visor electrónico - que pode ser adquirido como opcional -, mas arrasta consigo propostas muito interessantes como é o caso das inovadoras objectivas ‘i-Function’, Samsung 20-50 mm f:3.5-5.6 ED e a ‘Pancake’ 20 mm f:2.8 e do receptor GPS 10 para georreferenciação das fotografias, com memória interna de 128 MB, de capacidade.
No caso particular das objectivas, está previsto o reforço da gama, no primeiro semestre do ano que vem, com um macro de 60 mm e uma super zoom de 18-200 mm. Na segunda metade de 2011, três outras ópticas deverão juntar-se ao “clã”: duas de distância focal fixa (de 16 e 85 mm, respectivamente) e uma zoom de 16-80 mm.
As novas ópticas ‘i-Function’ permitem controlar os principais parâmetros de captação a partir da própria objectiva, atribuindo ao anel habitualmente usado para a focagem, outras funções, como o controlo da abertura do diafragma, da velocidade de obturação ou a escolha do equilíbrio de brancos, entre outras funções.
Em modo de reprodução, a NX100 permite aplicar efeitos criativos às imagens captadas, através da função ‘Smart Filter’; vinhetagem, difusor, olho-de-peixe e miniatura, são apenas algumas das 7 opções disponibilizadas.
A NX100 também permite gravar vídeo HD com resolução 720p, para além de um conjunto de 14 programas especializados, destinados a evitar que a captação de fotografias se torne numa experiência traumatizante para os menos experientes.

Sem comentários: