sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Sony - Topo da gama melhorado

Se possui alguma das topo-de-gama da Sony, Alpha 900 ou 850, e acha que as prestações da câmara estão algo abaixo do que deviam estar, saiba que a marca acaba de disponibilizar uma actualização de firmware que melhora o tempo de resposta das mesmas e aumenta as respectivas potencialidades criativas.
A Sony melhorou a focagem automática, reclamando maior rapidez e precisão na focagem automática, graças a um maior controlo do motor AF e à detecção inteligente de objectos fora de foco. As melhorias notar-se-ão apenas com algumas objectivas, dependendo do tipo de assunto fotografado.
As opções criativas são alargadas com a introdução de compensação de exposição até ±5EV - antes, cifrava-se em ±3EV - oferecendo maior liberdade de compensação em imagens com elevado contraste de iluminação e, consequentemente, maior gama dinâmica.
Os valores-limite para a variação sequencial de exposição (vulgo 'bracketing') também foram aumentados, passando a ser possível captar três imagens com -3EV, 0EV, +3EV, respectivamente. Esta gama alargada de exposições permite uma maior flexibilidade de trabalho, por exemplo, quando se pretendem obter imagens que visam a criação de efeitos HDR, posteriormente à captação.
Uma nova opção de menu permite o disparo quando o corpo da câmara não detecta a presença de qualquer objectiva - até agora, isso apenas era possível em modo manual -, o que é útil para aplicações especializadas, como é o caso da astro fotografia com a câmara ligada a um telescópio.
As novas opções serão visíveis, de um modo geral, apenas no monitor traseiro da câmara, dadas as limitações impostas pelo design original do visor óptico e do painel LCD no topo da câmara. Um manual de instruções adicional, em formato PDF, que acompanha esta versão 2.0 do firmware (disponível em http://support.sony-europe.com/dime/DSLR/dslr.aspx) dá conta das alterações operadas.

Sem comentários: