segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Tamron - Uma nova era

É já no próximo dia 20 de Dezembro que a Tamron colocará no mercado a mais recente versão da sua objectiva zoom de 15x, a 18-270 mm f:3.5-6.3 Di II VC PZD (Modelo B008), assinalando mais uma vez a passagem do 60º aniversário da marca.
Esta não é, propriamente, uma dessas edições especiais destinadas a permanecer nos armários dos coleccionadores. Ela foi feita para o trabalho do dia-a-dia, e passa por ser actualmente a mais compacta e leve óptica zoom de 15x, do mercado, destinadas a câmaras fotográficas reflex, com apenas 450 gramas, para um comprimento de 88 mm e um diâmetro de 74.5 mm (filtro de 62 mm).

Relativamente à versão anterior, o número total de lentes foi reduzido para 16, distribuídas por 13 grupos, e permitindo uma distância mínima de focagem de 49 centímetros.
Disponível, inicialmente, apenas para câmaras Canon e Nikon com sensor de formato APS-C - a marca planeia, para mais tarde, a introdução de uma versão para Sony Alpha - a 18-270 mm f:3.5-6.3 Di II VC PZD inaugura uma nova era na Tamron, com o seu novo motor de focagem ultra-sónico, por ondas estacionárias, Piezo Drive.
Contrariamente à sua companheira de gama - também introduzida este ano - Tamron SP 70-300 mm f:4-5.6 Di VC USD, esta nova zoom todo-o-terreno utiliza tensão eléctrica de alta-frequência para distender e rodar um elemento piezoeléctrico (piezocerâmico), movendo-o como um todo, conseguindo assim um motor mais pequeno, com ganhos na rapidez e suavidade de focagem.
As novidades não ficam por aqui; a Tamron 18-270 mm f:3.5-6.3 Di II VC PZD também utiliza um novo estabilizador de imagem, onde a lente estabilizadora surge associada à bobina reguladora do movimento dos actuadores magnéticos, em vez de estar directamente ligadas a estes últimos.
A Tamron decidiu também simplificar a designação dos seus produtos, passando a utilizar sempre o código “N” nas versões compatíveis com o encaixe Nikon, já que doravante todas as novas objectivas sairão com motor AF interno; esta alteração produz efeitos já a partir deste modelo B008.

Sem comentários: