sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Novidades CES 2011 - Canon

A CES (Consumer Electronics Show) está em curso e, como já referimos aqui, vários fabricantes apostaram na feira americana para dar a conhecer as suas novas propostas no segmento da fotografia. Algumas delas não seriam apresentadas num certame tão generalista como a CES, caso a feira da PMA (Photo Marketing Association) - também realizada nos Estados Unidos - não tivesse sido deslocada, este ano para o mês de Setembro. A realização da CP+, no Japão, já em Fevereiro (entre os dias 9 e 12) não será certamente alheia a essa “deslocalização” temporal da PMA, dada a quase coincidência de datas entre as exibições nos países do Tio Sam e do Sol Nascente.
Talvez por isso, a Canon centrou as suas principais novidades na linha PowerShot, para as apresentar, agora, em Las Vegas. Ao todo, são cinco câmaras compactas para todos os gostos - mesmo os que têm a ver com as preferências cromáticas do consumidor: PowerShot A3300 IS, PowerShot A3200 IS, PowerShot A2200, PowerShot A1200 e PowerShot A800. Em comum, têm o facto de representarem a estreia da série A na gravação de vídeo HD (720p) - excepto a PowerShot A800 - com a incorporação do processador de imagem Digic 4.
Para quem pretende exercer um maior controlo sobre a imagem final, a função Control Live View permite mudar as definições de exposição básicas, no monitor, e ver os efeitos dessas alterações antes de a imagem ser captada. A função de acompanhamento de focagem (Tracking Auto Focus) permite assegurar a focagem de assuntos em movimento, desde que são detectados até ao accionamento do obturador.

A PowerShot A3200 IS "apenas" traz 14.0 Mp.
 A resolução dos sensores CCD, das novas PowerShot da série A, varia desde os 10.0 Mp, na versão de entrada de gama, A800, até aos 16.0 Mp da A3300 IS. Esta é, também, a que possui a maior gama zoom (5x, equivalente a 28-140 mm), juntamente com a A3200 - que, em bom rigor, não é uma das novidades presentes na CES, uma vez que a sua comercialização não está prevista para o mercado americano, embora o seja, para o mercado europeu.
Na A800, a gama zoom (óptico) não vai além de 3.3x, a começar em 37 mm (equiv.), o que, em conjunto com a resolução do sensor e o monitor de 2.5”, espelha bem a sua condição de câmara para o principiante nas andanças da fotografia, nos tempos que correm.

Design muito elegante na PowerShot A1200.
Para muitos seguidores da marca, o facto de não haver novidades mais ou menos “bombásticas” na linha EOS, neste início de ano, poderá constituir alguma desilusão. Mas convém recordar que: a CES é uma feira cujo carácter generalista vai muito para além do mercado da fotografia; as opções da Canon, neste aspecto, não são muito diferentes das de anos anteriores; e, sobretudo, que se aproxima a segunda edição da CP+, no Japão, país onde o aparelho fotográfico goza de grande popularidade e “lar” da quase totalidade dos grandes fabricantes do sector que gostarão, certamente, de brindar o público local com novidades de monta. Esperemos para ver se assim acontece!
Uma solução para principiantes - a PowerShot A800.

Sem comentários: