sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Novidades CES 2011 - Samsung

A passagem da PMA, o grande certame anual de fotografia, nos Estados Unidos, para o mês de Setembro deste ano - uma forma de não competir com a realização da CP+, no Japão, no mês de Fevereiro, entre os dias 9 e 12 - arrastou consigo uma aposta dos fabricantes na CES (Consumer Electronics Show) - também em terras do Tio Sam -, mais significativa do que em anos transactos. Não pelo número de novos modelos de câmaras apresentados mas, sobretudo, pelo seu tipo e inserção no mercado do aparelho fotográfico.
Iniciamos aqui uma série de artigos sobre as principais novidades da CES deste ano, analisando o que cada uma das marcas apresentou de mais significativo. E começamos pela Samsung.
Para além da NX11, já aqui referida, a marca coreana apresentou sete compactas, onde a aposta se centrou em três aspectos principais: conectividade, tecnologia 2View - câmaras com monitor traseiro e frontal - e nas grandes gamas zoom, talhadas para fotografia de viagem.

Samsung SH10 com monitor táctil
No primeiro caso, o título de produto-estrela vai para a Samsung SH100, com suporte Wi-Fi para permitir a partilha das fotografias através da Internet, com família, amigos e redes sociais, independentemente do local onde se encontre. Tudo isto pode ser feito, ligando a câmara a outros dispositivos da marca - como o smartphone Galaxy S baseado em Android - a partir dos quais se pode controlar a própria câmara, escolhendo o enquadramento preferido e activando o obturador, para efectuar a captação da imagem – útil para evitar as corridas para a frente da câmara de cada vez que se faz uma fotografia de grupo, por exemplo. Poderá usar os dados do GPS para gravar as coordenadas do local onde esta foi captada. A SH100 permite, ainda, efectuar cópias de segurança das fotos, no PC, premindo apenas dois botões.
Fotograficamente falando, esta proposta da Samsung tem para oferecer: sensor CCD de 14.2 Mp, zoom óptico de 5x equivalente a 26-130 mm, estabilização de imagem por via electrónica, monitor táctil de 3.0” e detecção facial. Chegará ao mercado em Março.
A aposta da Samsung nas câmaras de dois monitores continua; desta feita, com a introdução das ST700 (16.1 Mp e monitores de 1.8 e táctil de 3.0”, ISO até 3200), PL170 (com idêntica resolução, mas monitor frontal de 1.5”) e PL120, com”apenas” 14.2 Mp e monitores, traseiro de 3.0” e frontal de 1.5”). Os três modelos partilham a mesma objectiva com zoom óptico de 5x, equivalente a 26-130 mm, a estabilização de imagem por via óptica, gravação vídeo HD (1280 x 720), a 30 ips, e filtros criativos Smart 2.0, para criar efeitos olho-de-peixe, suavizador ou cinema, entre outros.
A ST700 continua a aposta da Samsung nas câmaras 2View
Para levar de viagem, mas não só, as novas apostas da marca coreana passam por três modelos compactos ultrazoom. Os mais “conservadores” oferecem zoom óptico de 10x (o PL210) e de 12x (WB210), bastante longe, em termos ópticos do potente zoom óptico de 18x, da nova Samsung WB700.
Na WB210, o zoom óptico começa a 24 mm, oferecendo a câmara um modo de captação (Super Wide Shot) que emula o efeito obtido com uma distância focal de 21 mm, segundo a marca. A PL210 é um pouco mais modesta em termos de prestações ópticas, com uma menor capacidade grande angular (27 mm, equiv.). Ambas possuem sensores CCD com 14.Mp, estabilizador de imagem e monitor de 3.0”. Estarão no mercado a partir de Março.

A WB700 oferece um zoom óptico de 18x.
A WB700, por seu turno, é um exemplo da actual tendência da tecnologia mais avançada, aplicada às compactas para viagem. Além do zoom óptico de 18x, já referido, da sua objectiva Schneider-Kreuznach, com estabilizador de imagem, oferece um sensor de 16 Mp - será que vamos assistir, de novo, a mais uma corrida ao pixel? -, filtros artísticos Smart Filter 2.0, saída HDMI, controlo semi-automático da exposição, ajuste manual de intensidade e duração do flash e gravação de ficheiros RAW. A sua data prevista de lançamento é para o próximo mês de Abril.

Sem comentários: