quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Prémio Leica Oskar Barnack 2011

Mais um ano, e mais uma vez a Leica convida os fotógrafos profissionais - e aspirantes a profissionais - para concorrerem ao Prémio Leica Oskar Barnack. As inscrições podem ser feitas online a partir de 15 de Janeiro de 2011, a partir do sítio oficial da competição (http://www.leica-oskar-barnack-award.com/), onde também poderá ficar a conhecer os termos e condições de inscrição. O prazo final para inscrições termina no dia 1 Março, próximo.
Para a edição de 2011, a Leica aumentou o valor dos prémios do concurso e, pela primeira vez, o vencedor do 'Prémio Leica Oskar Barnack' irá receber uma Leica M9 e uma objectiva, no valor total de 9.500 €, além de um prémio em dinheiro, de 5.000 €.
Aberto a todos os potenciais fotógrafos profissionais, com 25 anos ou menos, existirá também um 'Prémio Revelação' (Newcomer Award), cujo valor foi também aumentado. O seu vencedor receberá, igualmente, uma máquina fotográfica Leica M9 e uma objectiva.
Um júri internacional irá atribuir o Prémio Leica Oskar Barnack e Leica Oskar Barnack Newcomer Award aos fotógrafos cujo poder de observação e captação “expressem a relação entre o homem e o ambiente, sob forma gráfica”, numa sequência que pode ir até 12 imagens.
Trata-se de uma competição que pretende homenagear Oskar Barnack (1879-1936), inventor da Leica. Justamente, por isso, foi iniciada no ano do centenário do nascimento do prestigiado projectista da marca alemã. Desde 1914 que Barnack utilizava a Ur-Leica, o protótipo de câmara que desenvolveu (ler, a propósito “Leica 0 - O início de um mito” - para fotografar a sua Alemanha natal.
Oskar Barnack (1879-1936)
A história do fotojornalismo está intimamente ligada à sua invenção, pois, no início de 1925, as câmaras Leica, mais compactas e versáteis que as existentes até aí, foram fundamentais para permitir novas e expressivas formas da fotografia, sobretudo em ambientes de guerra e agitação social.

Sem comentários: