quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Samsung - Sistema micro renovado

A Samsung escolheu a altura de realização de mais uma grande feira internacional - a CES (Consumer Electronics Show), nos Estados Unidos, que começa já amanhã - para renovar o seu sistema micro, apresentando a NX11, a sucessora da primeira câmara que a marca coreana tinha lançado neste segmento, a NX10.
São poucas as novidades tecnológicas neste novo modelo, relativamente ao antecessor: a empunhadura foi ligeiramente remodelada, de modo a proporcionar maior conforto de utilização; a câmara é, agora, compatível com as novas objectivas i-Function, da Samsung - algo que não acontecia, de início, com a NX10; modo panorâmico por varrimento da cena (como nos modelos Sony NEX, por exemplo); e uma nova posição na roda de modo de prioridade à objectiva, que selecciona o melhor modo de captação para cada óptica utilizada.
No resto, poder-se-á dizer que a NX11 é uma cópia fiel da NX10. Partilham o mesmo sensor CMOS de formato APS-C e 14.6 Mp, o monitor traseiro Amoled de 3.0”, disparos contínuos a 3 fps e 13 programas especializados. A sensibilidade máxima mantém-se em ISO 3200 e o visor electrónico conserva os 921 Kp. O flash incorporado permite controlo automático da exposição até 11 metros (ISO automático), bem como o sincronismo à segunda cortina e modo manual.

A Samsung perdeu, aqui, a oportunidade de se colocar na dianteira, relativamente à gravação vídeo de alta definição, ao manter a resolução de 1280x720p da NX10. Quem sabe que surpresas nos reservará a marca para este ano? Talvez, na próxima PMA, que este ano se realizará entre 8 e 10 de Setembro.
A NX11 vem acompanhada por uma das novas objectivas da marca: a remodelada 18-55 mm f:3.5-5.6 II, introduzida com a NX100, a 20-50 mm f:3.5-5.6 ED, de cor prateada e a 20 mm f:2.8 Pancake. 

 Ao mesmo tempo que era conhecida a sucessora da NX10, era também apresentado um novo projecto de objectiva (em desenvolvimento) para retrato, de 85 mm, dotada de motor de focagem supersónico e botão i-Function, a Samsung 85 mm f:1.4 P ED SSA que promete - a avaliar pelas especificações conhecidas - vir a dar que falar.
A NX11 estará disponível no mercado apenas no próximo mês, não tendo sido divulgado, até ao momento da publicação desta notícia, o respectivo preço, que deverá aparecer um pouco acima dos actualmente praticados para a NX10.

Sem comentários: