segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Epson - Profissional em formato compacto

Se está a pensar iniciar-se na impressão das suas fotografias em grande formato, saiba que a Epson irá comercializar, a partir de finais de Março, a nova Stylus Photo R3000 que parte de uma base com provas dadas, a Stylus Photo R2880, e lhe junta novas funcionalidades como a comunicação sem fios WiFi, um monitor de 2.5” e a alternância automática do tinteiro preto, em função do tipo de papel empregue. A Epson corrige, assim, uma das principais “pechas” apontadas à Stylus Photo R2880, que obrigava a uma demorada operação de troca manual do tinteiro negro fotográfico pelo negro mate, e vice-versa.
As tintas utilizadas são as conhecidas Epson UltraChrome K3 com Vivid Magenta - incluindo o cinzento e o cinzento claro para a impressão a preto e branco - em tinteiros de 25.9 ml de capacidade, para volumes médios de impressão. A partir do controlador da impressora, o utilizador pode adaptar o tom da imagem (quente, neutro ou frio) às suas preferências, e guardar as respectivas definições de impressão para utilização futura. Pode também usar os perfis profissionais ICC fornecidos com a impressora.
Como em equipa que ganha não se mexe, a Stylus Photo R3000 continua a utilizar a cabeça de impressão MicroPiezo, com 1440 injectores, e tecnologia de gota de tamanho variável, que pode ir até 2 picolitros. A resolução máxima (interpolada), reclamada pela Epson atinge os 5760 x 1440 ppp.
No desenvolvimento da nova aposta da Epson no segmento do A3+, os projectistas da marca procuraram ter em conta a comodidade de utilização. Nessa óptica, a Stylus Photo R3000 possui um tabuleiro de papel para “fine art”, com alimentação frontal, que vem facilitar a inserção do suporte de impressão, reduzir a probabilidade de ocorrência de danos e eliminar a necessidade de espaço por detrás da impressora. 

A velocidade de impressão anunciada pela marca, para uma impressão A3+ é de apenas 195 segundos, algo a confirmar quando pudermos dispor de uma unidade para teste.
A R3000 permite imprimir numa grande variedade de materiais, desde papel em rolo, folhas soltas para “fine art”, até cartão com espessura máxima de 1.3 mm e CD/DVD.

Sem comentários: