terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Pentax K1000 - Um caso de popularidade

Introduzida no mercado em 1976, ano em que a japonesa Asahi Optical completava os 5 milhões de câmaras reflex produzidas, a K1000, da Pentax, é um caso ímpar no que diz respeito a longevidade de um modelo, ao manter-se em produção até 1997, quando as sofisticadas câmaras de focagem automática já tinham praticamente tomado conta do mercado das reflex de pequeno formato.
Dotada de um obturador de cortina de movimento horizontal e um fotómetro de agulha ligado a uma célula de CdS, no lado direito do visor, não se pode dizer que se tratasse de uma câmara com grandes predicados tecnológicos. A escala de velocidades de obturação estava compreendida entre 1” e 1/1000”, a que acrescia uma posição B, e não possuía botão de pré-visualização da profundidade de campo nem temporizador do disparo. O sincronismo com o flash fazia-se a 1/60”.
No entanto, a K1000 foi dos primeiros modelos da Pentax - antes, Asahiflex - a incorporar a tecnologia de medição TTL com o diafragma completamente aberto, permitida pela nova baioneta K, da marca. Até ao aparecimento deste tipo de encaixe, era necessário fechar o diafragma da objectiva ao valor de trabalho, para se determinar correctamente a exposição.
Aquelas características, em combinação com a focagem manual, assistida por um sistema de imagem partida, faziam da Pentax K1000 uma excelente proposta para todos aqueles que pretendiam iniciar-se na técnica fotográfica, começando pelos conceitos mais básicos da focagem e do controlo de exposição.

Esta simplicidade poderá ter estado na base da enorme popularidade de que o modelo gozou, e que permitiu a sua fabricação, primeiro no Japão e depois na China, ao longo de mais de duas décadas. De referir que a mudança da produção para a China trouxe consigo algumas modificações no modelo, sobretudo ao nível do revestimento plástico cromado que substituiu a liga metálica utilizada nas versões produzidas no Japão. Isso não parece, porém, ter impedido que a Pentax K1000 continuasse a sua carreira como modelo de sucesso. Até no ensino, onde serviu muitas vezes como modelo de aprendizagem da técnica fotográfica.

Sem comentários: