terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

World Press Photo - As vencedoras de 2010

Foto: Jodi Bieber
As melhores fotos de imprensa de 2010 acabam de ser anunciadas pela World Press Photo (WPP). E, mais uma vez, o Afeganistão está em foco - para a nossa mentalidade ocidental - pelas piores razões.
O júri do concurso deste ano, presidido por David Burnett, conferiu a uma imagem da fotógrafa sul-africana Jodi Bieber, publicada na revista “Time”, o título de “Fotografia do ano de 2010”. A imagem é um retrato de Bibi Aisha uma mulher afegã de 18 anos, da província de Oruzgan, mutilada no nariz e orelhas, depois de ter fugido de casa, farta dos alegados maus tratos que lhe eram infligidos pelo marido, um combatente talibã.
Bibi estava refugiada em casa de seus pais quando, uma noite, os Talibãs a foram buscar para a apresentar á justiça. Depois da pronúncia da sentença, foi manietada pelo cunhado, e o marido cortou-lhe o nariz e as orelhas, abandonando-a em seguida. Bibi foi, mais tarde, encontrada por voluntários da ajuda internacional e pelo exército americano. Levada, primeiro, para um refúgio para mulheres em Cabul e, depois, para os Estados Unidos, Bibi foi aí submetida a várias cirurgias reconstrutivas, que lhe devolveram uma aparência normal. Diz-se, agora empenhada em estudar Direito e lutar pelos direitos da mulher.
Jodi Bieber, a vencedora deste ano,  já ganhou anteriormente oito prémios, no WPP, e é a segunda representante da África do Sul a receber o galardão máximo da competição. Antiga participante na ‘World Press Photo Joop Swart Masterclass’, onde obteve o título de mestre em 2010, Bieber é representada pelo ‘Institute for Artist Management’, agência a operar a partir de Los Angeles e Londres, e pela galeria sul-africana ‘Goodman’.
Jodi Bieber irá receber um prémio monetário no valor de 10 mil Euros, bem como um conjunto câmara/objectiva Canon EOS, numa cerimónia a realizar em Amesterdão no próximo dia 7 de Maio.

WPP em números
Na edição deste ano, o júri do WPP atribuiu prémios em nove categorias, a 55 fotógrafos de 23 nacionalidades. A competição contou com novos máximos de participação: 108.059 imagens, de 5847 fotógrafos oriundos de 125 países.

Poderá ficar a saber quem foram os restantes premiados no World Press Photo 2011, clicando em http://www.worldpressphoto.org/index.php?option=com_photogallery&task=blogsection&id=21&Itemid=292&bandwidth=high.

Sem comentários: