segunda-feira, 18 de julho de 2011

Pentax - Pentax quê?

Depois de alguma indefinição acerca do seu futuro, durante o longo processo de aquisição por parte da Hoya que antecedeu o lançamento simultâneo das K20D e K200D, no início de 2008, a Pentax tem mostrado seguir um rumo diferente do das suas concorrentes mais diretas, propondo produtos “alternativos”. No segmento das reflex, já tínhamos assistido à grande aposta que a marca nipónica fez no alargamento da oferta de acabamentos dos corpos das câmaras, nomeadamente, a grande variedade de cores disponíveis nas K-m e K-x (ver também Pentax - Fotografia às cores)
Agora, foi a vez de a Pentax retomar uma ideia antiga, posta em prática pela primeira vez no final dos anos 70, de uma câmara ultracompacta - a Pentax Auto 110 - com objectiva intermutável. A Pentax Q, anunciada recentemente, é a primeira câmara digital com sensor de 1/2.3” (um CMOS retroiluminado de 12.4 Mp, efetivos) a aceitar várias objetivas num mesmo corpo - o produto mais parecido, embora baseado num conceito totalmente distinto, é a Ricoh GXR.
Não se trata, aqui, de uma SLR digital - a câmara não possui espelho nem visor ótico - nem pertence a nenhum dos recentes sistemas “micro”, baseados no formato Quatro Terços (Panasonic e Olympus) ou no APS-C, como é o caso de Samsung e Sony - a Ricoh continua a ser, aqui, um caso à parte. Apesar disso, partilha várias caraterísticas com muitas delas, como é o caso do estabilizador de imagem SR (Shake Reduction) e do sistema de redução de poeiras DR II (Dust Removal II), ambos no bloco do sensor.
Construída em redor de um corpo em liga de magnésio, a Pentax Q representará o terceiro tipo de encaixe atualmente existente na marca, a par do da série K e do 645, profissional, herdando algumas das opções de processamento de imagem existentes nas K-7 e K5, como é o caso dos 9 filtros artísticos - mais um, configurável pelo próprio utilizador a partir dos restantes - e onde não falta o simulador do processamento cruzado, de pintura a aguarela ou de efeito HDR intensificado.
Para além de oferecer uma sensibilidade máxima de ISO 6400, dos modos de exposição convencionais (P, Tv, Av e M) e dos programas especializados, a Pentax Q também permitirá gravar vídeo HD (1920 x 1080) a 30 ips, oferecendo uma cadência de disparos contínuos de 5 fps.
A Pentax Auto 11o, de 1978. Uma inspi-
ração para a nova Pentax Q?
Com a nova câmara, foram apresentadas 5 novas objetivas com distâncias focais equivalentes compreendidas entre os 17.5 e os 100 mm, a que nos referiremos noutro local deste blogue.
Sendo - pelo menos, à data da sua apresentação - a mais pequena câmara fotográfica digital de objectivas intermutáveis - com apenas 2.7 centímetros de espessura - a Pentax Q poderá vir a ser a tão procurada ponte entre as câmaras compactas e as reflex.

O início da comercialização, na Europa, está previsto para a primeira semana de Setembro, próximo.
 

Sem comentários: