quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Galeria Pente 10 - Exposição de Luísa Ferreira

A Galeria Pente 10 - Fotografia Contemporânea acaba de inaugurar a exposição intitulada “nós”, da autoria de Luísa Ferreira. A exposição consiste em 33 fotografias a cores, realizadas entre 2006 e 2009 e um filme, “coluna vertebral”, sobre um vale encantado. Em “nós”, Luísa Ferreira leva-nos numa viagem pela intervenção que o Homem faz na paisagem, deixando marcas por onde passa, sejam elas “passageiras, agressivas, ternas, enquadradas ou disléxicas”, afirma. A Natureza, por seu turno, “tudo acolhe, respondendo com um reflexo na composição das imagens”, diz ainda a autora. O Homem deseja tudo abarcar com o seu olhar: paisagens, acções e o próprio olhar. Mas o Homem tudo esquece, não fossem essas próprias imagens”.
Luísa Ferreira nasceu em Lisboa, em 1961. Iniciou-se em Geografia, tendo trocado o curso pela Fotografia. Iniciou-se como fotógrafa profissional nos anos 80, tendo trabalhado sete anos no jornal Público e dois anos para a agência Associated Press, antes da interrupção da sua actividade diária de fotojornalista, em 1998.
A fotógrafa expõe individualmente desde 1989, desenvolvendo projectos pessoais ao mesmo tempo que trabalha sob encomenda. Desta sua fase, destaca-se “Os objectos já não têm cores/ mas as sombras dos objectos têm as cores deles/ um amigo meu/ que tem a chave das docas/ também pensa assim” (Picabia), no Armazém AB ao Jardim do Tabaco, Porto de Lisboa, em 1993. No ano seguinte, Luísa Ferreira iniciou o projecto “Há quanto tempo trabalha aqui?”, uma interessantíssima série de fotografias de médio formato sobre lojas antigas de Lisboa e as pessoas que as habitam, que recentemente integrou a exposição “ResPublica 1910 e 2010 face a face”, na Fundação
Calouste Gulbenkian.
Entre os seus trabalhos mais recentes conta-se “Fora de jogo”, que reuniu quatro mil postais de campos de futebol desprovidos de relva, bancadas ou iluminação, cujas imagens foram captadas exclusivamente em distritos do Continente que não receberam o Euro 2004, no âmbito do projecto “Arte em Campo”, do Instituto das Artes.
Do seu vasto currículo como autora, fazem ainda parte, exposições nos Encontros da Imagem, em Braga (1994, 1995 e 1996), e nos Encontros de Fotografia de Coimbra, em 1994, bem como a publicação do livro “Azul” (2002) sobre os não-lugares, com texto de Agustina Bessa-Luís.
Luísa Ferreira está representada em várias colecções de arte portuguesas e estrangeiras, nomeadamente: AR.CO (Espanha), Casa Fernando Pessoa, Centro Português de Fotografia, Encontros da Imagem (Braga), Festival de L’Image du Mans (França) e em várias colecções particulares.
A exposição pode ser visitada na Galeria Pente 10, na Travessa da Fábrica dos Pentes, 10 (ao Jardim das Amoreiras), em Lisboa, até ao dia 2
de Abril, de terça a sábado, entre as 15 e as 19:30 horas.


Foto: Luísa Ferreira.

Sem comentários: