quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Fujifilm - Mais detalhes revelados

A pouco tempo do lançamento da sua nova coqueluche (ler também 'Regresso ao Clássico') a Fujifilm levantou um pouco mais a ponta do véu, e divulgou alguns detalhes adicionais, relativamente ao funcionamento da FinePix X100. A informação mais recente, revelada a partir de um website dedicado exclusivamente àquele modelo, prende-se com o funcionamento da focagem e a inclusão de um botão específico para a captação RAW.
A X100 irá oferecer três modos de focagem, acedidos a partir de um selector situado no lado esquerdo da câmara: dois, automáticos (simples e contínuo) e um manual. Este último processa-se a partir do anel de focagem da objectiva Fujinon, de 35 mm (equiv.). Uma vez que a máquina não possui telémetro, a focagem manual conta com a ajuda de uma barra de pré-focagem ou do visor electrónico integrado, para maior rigor.
A Fujifilm é das poucas marcas a apostar nas vantagens de oferecer um botão dedicado à captação RAW, em alternativa ao (mais moroso) método de aceder ao menu interno da câmara. O referido botão foi colocado no canto inferior direito do painel traseiro e terá uma dupla função: juntar um ficheiro RAF (o formato nativo desta nova proposta da Fujifilm) quando se está a trabalhar em JPEG; e, por outro lado, iniciar o processamento RAW, na própria câmara, a partir do modo de visualização.
Esta bem poderá ser uma alternativa para o processamento expedito dos ficheiros de 12 bits, da câmara, quando não se pode dispor da maior versatilidade e conforto na utilização da aplicação dedicada, da Silkypix, incluída com a X100.
A compatibilidade daqueles ficheiros com aplicações de processamento de entidades terceiras ainda não está garantida, para a fase de lançamento. Mas a marca assegura que tem estado a cooperar com essas entidades no sentido de que tal seja uma realidade “poucos meses após o lançamento”.

 Para mais informação acerca deste modelo, que tanta expectativa tem gerado, poderá aceder ao website dedicado da Fujifilm FinePix X100.

Sem comentários: